ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Contra exoneração no Dsei, índios do MS ocupam o Ministério da Saúde

Nyelder Rodrigues | 25/07/2016 21:12
Índios do MS ocupam auditório do Ministério da Saúde e exigem retorno de coordenador do Dsei que foi exonerado (Foto: Divulgação)
Índios do MS ocupam auditório do Ministério da Saúde e exigem retorno de coordenador do Dsei que foi exonerado (Foto: Divulgação)

Cerca de 50 índios das etnias Terena e Guarani de Mato Grosso do Sul ocupam nesta noite de segunda-feira (25) o auditório do Ministério da Saúde, em Brasília (DF). Eles protestam contra a exoneração do coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indigenista) no Estado, Lindomar Ferreira.

Essa foi a segunda vez que Lindomar, que é terena, é exonerado do cargo. Na semana passada, um grupo de líderes indígenas fecharam a BR-163, em Campo Grande, na saída para Cuiabá, reivindicando melhorias na Saúde Indígena estadual, cobrando a saída de Lindomar do posto.

A situação evidencia um racha entre índios em Mato Grosso do Sul, polarizando a disputa pelo poder de órgãos que tratam de assuntos indígenas entre grupos ligados a partidos de esquerda e direita no Estado. Ocupando o ministério, estão 44 caciques de várias regiões do Estado.

Além do Conselho do Povo Kadiweu, o Conselho do Povo Terena e o Conselho da Aty Guasu - Assembleia dos Guarani já manifestaram apoio à Lindomar, assim como o Conselho Kinikinau, de povo indígena de Porto Murtinho.

No lugar de Lindomar, o Ministério da Saúde publicou hoje (25) no DOU (Diário Oficial da União) Edmilson Canale, que anteriormente já realizou trabalhos no órgão, durante a administração de Hilário da Silva, que durou até 5 de abril deste ano - ele foi sucedido justamente por Lindomar.

A situação gerou revolta nos líderes, que afirmam não terem sido consultados para que a mudança fosse feita, baseando-se apenas na reclamação de um grupo. Os índios também dizem que vão permanecer no auditório e exigem o retorno de Lindomar ao cargo de coordenador do Dsei em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias