ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Contra fraudes, Detran vai ampliar controle biométrico para aula prática

Aline dos Santos | 16/09/2013 14:16

A partir de novembro, as aulas práticas para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terão identificação biométrica dos alunos em Mato Grosso do Sul. No recurso contra as fraudes, a pessoa deverá registrar a impressão digital no início e término da aula. Fora isso, de forma aleatória, o sistema vai sortear três pessoas a cada hora, que deverão registrar, pela terceira vez, a impressão digital.

De acordo com assessoria de imprensa do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), o registro deve conferir com as digitais coletadas pelo órgão de trânsito, assim que o aluno abre o processo para obter carteira de motorista. Antes e depois de cada aula, o instrutor também deverá registrar as impressões digitais. Somente com o cumprimento de todas as exigências, a aula será validada.

Com o recurso tecnológico, o Detran terá mais controle sobre a efetiva realização das 20 horas de aula prática. Pondo o fim ao expediente de o aluno, por alegar já saber dirigir, comprar menos aulas do que o determinado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O recurso também inibe tentativas de troca de candidatos, como o esquema revelado na última semana, quando uma candidata, que reprovou por três vezes, pagou R$ 1.700 para outra pessoa fazer a prova prática em seu lugar.

A identificação biométrica começou em 2011, quando passou a ser exigida nas aulas teóricas e cursos como Mopp (transporte de produtos perigosos). Para as aulas práticas, todos os veículos, incluindo motocicletas, deverão ter o leitor. O prazo para as autoescolas se adequarem termina em 31 de outubro.

Nos siga no Google Notícias