ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Contra lavagem de dinheiro, regras mudam para lotéricas

Redação | 12/03/2009 08:17

A revisão das normas que regulam o setor de loterias já foi concluída pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em parceria com a Caixa Econômica Federal e deverá ser publicada ainda neste semestre. A informação foi dada à Agência Brasil pelo presidente do órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, Antonio Gustavo Rodrigues.

Além de regulamentar a atividade, a nova resolução tem o objetivo de verificar a lisura das operações para coibir a lavagem de dinheiro. Rodrigues esclareceu que "a forma como se lava dinheiro em loterias é na compra de bilhetes premiados". Segundo ele, há três hipóteses: o ganhador vende seu prêmio para o lavador, as lavagens de dinheiro são feitas pelas lotéricas ou por funcionários da Caixa.

O presidente do Coaf explicou que como se trata, em geral, de prêmios de pequeno valor, a hipótese de o ganhador recorrer a um lavador de dinheiro é difícil. O mesmo ocorre em relação aos funcionários da Caixa, que passam por auditorias permanentes.

"O que sobra de risco maior é justamente o pessoal das lotéricas", disse ele. Os prêmios grandes são recebidos na Caixa. "Você tem que se identificar para receber o seu prêmio. Mas, se for um prêmio pequeno, você recebe na própria lotérica. Ou seja, o ganhador fica feliz em receber o seu dinheirinho e o pessoal da lotérica fica com o bilhete, que depois pode vender para alguém querendo lavar [dinheiro]".

Com a nova norma, houve uma mudança na captação de informações. "Antes, nós captávamos quem estava ganhando. Agora, a gente quer saber onde a pessoa apostou. Com isso, você consegue agregar mais informação que pode ser útil na fase de investigação". O presidente do Coaf disse que foi feito um "pente fino" na norma, com base na experiência do órgão no tratamento da questão nos últimos anos.

O Coaf continua trabalhando na revisão das resoluções que regulamentam os setores de joalherias, obras de arte e cartões de crédito. Antonio Gustavo Rodrigues informou que neste ano devem ser divulgadas as novas normas para esses setores.

Nos últimos anos, o Coaf revisou as normas para os setores de factoring (fomento mercantil, atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros) e imobiliário.

O Conselho registra somente este ano, até o dia 28 de fevereiro, 227 relatórios elaborados a partir de 4.042 comunicações de operações suspeitas de crimes de lavagem de dinheiro, envolvendo o nome de 1.845 pessoas físicas e jurídicas.

Criado para ser a unidade de inteligência financeira (UIF) no combate à utilização do sistema financeiro para lavagem de dinheiro ilícito, o Coaf completou dez anos de atuação em 2008. No ano passado, o conselho fez 1.431 relatórios, resultantes de 44.814 comunicações sobre operações suspeitas de lavagem de dinheiro, que listaram nomes de 12.210 pessoas físicas e jurídicas.

Nos siga no Google Notícias