ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Convênio capacita famílias a construírem casa própria

Redação | 22/01/2010 13:34

Convênio assinado hoje pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e pela prefeitura de Três Lagoas, município que fica a 339 quilômetros de Campo Grande, irá capacitar por meio do Senai 25 famílias de baixa renda do município para a construção de casas próprias.

A parceria foi firmada entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e a prefeita Simone Tebet (PMDB), durante reunião realizada hoje no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.

A proposta faz parte da segunda fase do Projeto Kit Construção, que prevê a realização de cursos para oferecer assessoria técnica de capacitação às famílias carentes.

Durante a assinatura, Longen informou que pretende estender o convênio para outros 20 municípios do Estado até o final deste ano.

Negociação semelhante à de Três Lagoas, onde é realizado o projeto modelo, tem sido feita com Campo Grande, Dourados e municípios que têm a indústria como base de suas economias.

A prefeita Simone Tebet ressaltou que além de fornecer a casa própria, o projeto qualifica e oferece uma oportunidade da família obter inserção no mercado de trabalho.

Capacitação - A parceria firmada pela Fiems oferece capacitação às famílias com cursos oferecidos pelo Senai.

Os beneficiados são famílias com renda de até um salário mínimo previamente cadastradas, que são instruídas a construírem casas de até 27,3 metros quadrados.

Cabe à Prefeitura a doação de terreno regularizado para a construção, além dos materiais necessários para a obra e do projeto arquitetônico.

As famílias participantes do projeto terão três anos para pagar pela casa, sendo cobrado valor de 5% do salário mínimo para quem já possuir o terreno e de 10% para quem ainda não tiver o espaço.

Serão gastos R$ 8 mil em cada kit para construção e R$ 77 mil com o Senai, para a capacitação.

No final dos trabalhos, os alunos que não tiverem faltado durante o curso e se destacarem por seu desempenho receberão cesta básica.

Em 2008, foram construídas 25 unidades habitacionais no município por intermédio do projeto. (Com informações da assessoria de imprensa da Fiems)

Nos siga no Google Notícias