ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Coordenador da UFMS diz que não "cancelou" eleição e vai recorrer da decisão

Leonardo Rocha | 21/06/2013 13:58
Acadêmicos de engenharia da UFMS afirmaram que eleição foi cancelada por manobra de atual coordenador (Foto: Marcos Erminio)
Acadêmicos de engenharia da UFMS afirmaram que eleição foi cancelada por manobra de atual coordenador (Foto: Marcos Erminio)

O coordenador da Faenge (Faculdade de Engenharia), Amâncio Rodrigues da Silva, declarou a equipe do Campo Grande News que não se reuniu com a comissão para “suspender” a eleição da direção da Faenge na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). De acordo com ele, esta decisão partiu dos integrantes da comissão e que apesar de estar impedido de participar do pleito, está recorrendo à decisão na Procuradoria Jurídica Federal.

Hoje de manhã cerca de 100 acadêmicos de engenharia realizaram protesto na universidade denunciando que o atual diretor havia feito uma “manobra” para que a eleição não acontecesse. Eles declararam que Amâncio havia se reunido com o presidente da comissão eleitoral, Robin Pereira Kosloski, e que os dois juntos haviam decidido pelo cancelamento.

“Na verdade não se trata de uma eleição direta e sim uma consulta aos técnicos administrativos, docentes e alunos de engenharia sobre qual candidato preferem, pois a comissão irá elaborar uma lista tríplice e depois a reitoria decide pelo comando”, explicou o coordenador.

Rodrigues está impedido por decisão judicial de participar desta lista, pelo fato de já ter comandado a coordenadoria por duas vezes consecutiva, o que segundo o regimento interno da UFMS, é proibido. “Já estou recorrendo desta decisão, por enquanto o meu nome não pode ficar na cédula, mas espero que esta situação se reverta”, explicou ele.

O coordenador admite que esteve duas vezes no comando da Coordenadoria de Ciências Exatas e não de engenharia. “Houve uma divisão, em que a coordenação de Ciências Exatas foi divida em quatro departamentos, então o de Engenharia ainda é novo”, ponderou. De acordo com a decisão judicial, a Faenge corresponde à mesma “hierarquia” da antiga coordenação. “É uma questão jurídica que iremos travar”, ponderou Amâncio.

Luciana Cambraia, professora de Engenharia e presidente da Mesa 3, destacou que esta decisão não foi de toda comissão e apenas de dois membros. “Não fomos consultados, ficamos sabendo por meio de uma ligação da secretária, sem que fosse explicado o motivo do cancelamento”, revelou.

Nos siga no Google Notícias