ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Copa do Mundo faz cidade parar; confira o que abre e o que fecha

Helton Verão | 09/06/2014 11:43
Os três primeiros jogos do Brasil acontecem em dias de semana à tarde
Os três primeiros jogos do Brasil acontecem em dias de semana à tarde

A Copa do Mundo vai começar. Quinta-feira(12), às 16 horas (de MS) o Brasil faz a estreia contra a Croácia, na Arena Corinthians. Sobre o resultado do jogo impossível se imaginar, a única garantia que o sul-mato-grossense pode ter, é de que tudo vai parar. Comércio, repartições públicas, escolas, bancos, todos param para ver os jogos da seleção.

Comércio - A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) divulgou que está sendo repassada aos lojistas a recomendação de fechar as lojas de rua uma hora antes das partidas e os shoppings 30 minutos antes.

A medida é facultativa aos empresários, pois as datas não estão inclusas na relação de feriados onde há obrigatoriedade de fechamento do comércio prevista no acordo da convenção coletiva entre patrões e empregados.

Quanto às horas não trabalhadas, o empregador deve combinar com o funcionário para que seja feita a compensação. As lojas que funcionam até as 18 horas deverão permanecer fechadas até o dia seguinte.

Shoppings – Os três maiores shoppings da Capital adotaram medidas parecidas em dias de jogos do Brasil. O Campo Grande, acordou que uma hora antes dos jogos todo o centro comercial fecha e reabrirá uma hora depois. No Bosque dos Ipês e o Norte Sul a mesma iniciativa, mas empresários tem autonomia para se preferirem seguir com portas abertas.

Bancos - Os bancos de Mato Grosso do Sul irão funcionar em horários diferenciados em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Como todos os jogos devem acontecer no período da tarde, o atendimento ao público nestes dias será das 7h30 às 11h30.

A confirmação é da secretaria de imprensa do Seeb (Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região). De acordo com o órgão, chegou a ser cogitada o retorno dos funcionários após o jogo, mas acabou sendo descartada para que possam torcer e comemorar a vontade.

Repartições públicas - As repartições públicas da administração direta e indireta do Governo do Estado irão funcionar das 7h30 às 13 horas em jogos da seleção brasileira na Copa. A confirmação foi feita através de publicação no Diário Oficial do Estado. Na maior parte dos órgãos, o expediente é até às 13h30.

A prefeitura de Campo Grande estabeleceu ponto facultativo no período da tarde nas repartições públicas da administração direta e indireta durante a realização dos jogos do Brasil. O horário de atendimento será das 7h30 às 13 horas, para os dias 12, 17 e 23 de junho.

Os serviços de atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Regionais de Saúde (CRS) terão atendimento normalmente.

Câmara Municipal e Assembleia Legislativa seguirão o exemplo, com expedientes somente na parte da manhã.

No Detran (Departamento Estadual de Trânsito), todas as agências de Mato Grosso do Sul funcionarão das 7h30 às 13h. Estão inclusos nesta alteração os postos de atendimento nos Práticos e Agências do Detran-MS nos Shoppings e de Campo Grande. O Detran pede para que os usuários fiquem atentos aos horários nos dias 12, 17 e 23 de junho de 2014, e claro conforme a seleção for se classificando.

Escolas - As escolas públicas estaduais e municipais não vão ter aulas nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Os professores vão fazer a reposição até dezembro. Outra medida, de acordo com a secretária estadual de Educação, Maria NileneBadeca da Costa é suspender as famosas “pontes”, quando há um feriado na quinta-feira e as escolas “enforcam” a sexta-feira.

Cartórios - O expediente dos cartórios extrajudiciais – aqueles de Notas, Registro de Imóveis, Registro Civil, Protesto, entre outros – será diferenciado também. Na 1ª etapa do mundial, nos dias 12, 17 e 23 de junho, os cartórios de Mato Grosso do Sul vão funcionar das 7 às 13 horas. Conforme o Brasil avançar, as mesmas regras serão aplicadas. Exceto os cartórios de Registro Civil terão outro esquema de funcionamento, e respeitam sistema de plantão, conforme estabelecido na legislação.

A folga para os tabeliães foi estabelecida em portaria da Corregedoria-Geral de Justiça, publicada no Diário da Justiça.

Os outros jogos da primeira fase são contra México, dia 17 (terça-feira) às 15 horas, no Castelão em Fortaleza e fecha a 1ª fase contra Camarões, dia 23 (segunda-feira) às 16 horas no Mané Garrincha, em Brasília.

Nos siga no Google Notícias