ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Corpo de Bombeiros fiscaliza clubes no carnaval para evitar acidentes

Feriadão aumenta casos de afogamento e acidentes

Juliene Katayama | 12/02/2015 18:33

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vai fiscalizar clubes sociais, onde serão realizados os bailes de carnaval, e nos clubes aquáticos, onde há grande aglomeração de banhistas. Tudo para evitar acidentes e mortes, principalmente por afogamento.

De acordo com o diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Santos de Paula, 80% dos clubes do Estado permanecem irregulares. “A lei determina a apresentação de projeto junto ao Corpo de Bombeiros com uma antecedência de 20 dias”, explicou.

Os clubes irregulares já foram notificados. “Fizemos a notificação e caso insistam em abrir ao público durante esse período podem ser multados e interditados pelas Polícia Militar e Polícia Civil, que estarão realizando a fiscalização, e ainda pelo Corpo de Bombeiros, caso haja alguma denúncia”, disse.

Com relação aos clubes aquáticos e balneários, o diretor afirmou que a maioria recebeu certificação e os poucos apresentaram alguma irregularidade durante a fiscalização ou precisam fazer as adequações. “Em Bonito, por exemplo, quase todos os clubes e balneários estão regulares, normalmente as adequações são com relação a extintores vencidos, falta de guarda vidas, o que pode rapidamente ser solucionado”, explicou o coronel.

Exigências - Para o funcionamento de clubes aquáticos e balneários, é necessária a afixação do Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar na entrada e visível ao usuário. Além disso, exige a presença de pelo menos dois guarda-vidas a cada 500 metros quadrados de lâmina d’água, sinalização de profundidade visível a todos os banhistas e nos rios e delimitação de área segura para banhistas.

“Caso o clube ou balneário não esteja cumprindo essas normas, o usuário deve imediatamente entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193 e fazer uma denúncia, que inclusive pode ser anônima, que iremos checar e em caso de comprovação da irregularidade o estabelecimento será fechado e multado”, alerta De Paula.

Orientações - O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a evitarem ingerir bebidas alcoólicas e grande quantidade de alimentos. Ao se alimentar e ao entrar na água, o banhista pode sofrer congestão e até mesmo ser vítima de afogamento.

Em 2014, Mato Grosso do Sul teve 50 vítimas de afogamento, 48 em rios e dois em baldes ou reservatórios. Foram 38 afogamentos no interior e dez em Campo Grande.

Mães, pais e responsáveis devem redobrar atenção com crianças, que devem entrar na água somente acompanhadas de pessoas que saibam nadar e tenham capacidade de prestar socorro, caso seja necessário.

Antes de entrar em barcos e embarcações aquáticas é preciso verificar se o piloto está habilitado e exigir o uso de coletes salva-vidas. E, caso não saiba nadar evite entrar em rios e piscinas.

Nos siga no Google Notícias