ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Corregedora diz que encontrou coisas "desorganizadas" na Justiça de MS

Marta Ferreira | 24/05/2011 09:30
A ministra Eliana Calmon durante coletiva em Campo Grande, quando foi realizada correição no TJ. (Foto: João Garrigó)
A ministra Eliana Calmon durante coletiva em Campo Grande, quando foi realizada correição no TJ. (Foto: João Garrigó)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) ainda está recebendo os relatórios dos órgãos que participaram da correição feita na Justiça de Mato Grosso do Sul no fim de 2010, após o surgimento de denúncias de irregularidades no repassse de verbas ao Poder Judiciário.

Mas em entrevista à Agência Brasil, a corregedora Eliana Calmon de Sá, que conduziu os trabalhos, definiu a correição feita em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na mesma época como trabalhos “difíceis” e disse que foram encontradas “muitas coisas desorganizadas”.

“Temos coisas para fazer”, definiu a corregedora ao falar das investigações feitas na Justiça dos dois estados.

A previsão inicial de divulgação dos relatórios era fevereiro, mas eles ainda não sairam e a corregedora explicou o porquê.

“Foram correições difíceis, porque eu fui com Receita Federal, com a Controladoria-Geral da União, com tribunais de Contas, e esses órgãos ainda estão me fornecendo relatórios parciais para fechar meus relatórios”, explicou.

A corregedora explicou como encaminhou as correições e disse que o trabalho tem relação com a pressão popular.“Quando cheguei à corregedoria, encontrei correições em 14 estados. Ele [o ex-corregedor Gilson Dipp] fez a correição, as determinações, e eu fiz uma opção, retornar para ver o que estava certo, o que estava errado, o que foi corrigido".

Ela lembra que, por aqui, o trabalho foi emergencial. "Eu só fiz correição, minha mesmo, em dois estados, em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. E fiz porque a sociedade exigiu minha presença devido a muitos problemas existentes no Judiciário daqueles estados. Isso me levou a fazer correição em caráter emergencial”.

As investigações-A inspeção na Justiça de Mato Grosso do Sul foi feita no período de 29 de novembro a primeiro de dezembro.

Foram recebidas mais de 200 denúncias durante os trabalhos, que incluíram a realização de audiência pública.

Informações extraoficiais dão conta que estão sendo apurados casos de suposto favorecimento, tráfico de influência e recebimento propinas para acobertamento de desvio de verbas da Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e governo do Estado.

Se comprovadas as irregularidades, a pena máxima que poderá ser sugerida pelo CNJ aos magitrados é de aposentadoria compulsória. As acusações envolvendo as demais esferas serão encaminhadas a outras instâncias judiciais.

Nos siga no Google Notícias