ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Corregedoria manda promotores investigarem antes de arquivar denúncias

Nadyenka Castro | 02/04/2012 17:25

'Bronca' é para aqueles que trabalham nas promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social

A Corregedoria do MPE (Ministério Público Estadual) deu uma ‘bronca’ nos promotores que atuam na área de Justiça do Patrimônio Público e Social. Conforme publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do MPE, antes de mandar arquivar os Procedimentos Preparatórios, os promotores devem esgotar todas as possibilidades de investigação.

O puxão de orelha é do corregedor-geral do MPE, procurador Silvio Cesar Maluf, após provocação do procurador Marcos Martins Sottoriva, integrante do Conselho Superior do Ministério Público.

Procedimento Preparatório é o que vai definir se uma situação possui indícios de irregularidades e se será ou não aberto inquérito para apuração. A avaliação depende da investigação inicial.

Caso sejam verificados indícios, o inquérito é aberto. Do contrário, o procedimento vai para análise do Conselho Superior do Ministério Público com pedido de arquivamento.

No ‘puxão de orelha’, a Corregedoria pede que o arquivamento do “Procedimentos Preparatórios instaurados sejam arquivados, em regra, somente após esgotadas todas as possibilidades de diligências, não devendo o presidente do procedimento em questão limitar-se aos elementos trazidos pelo investigado por ocasião das informações prestadas”.

A Corregedoria justifica a ‘bronca’ dizendo que “ o aprofundamento das investigações, a depender da complexidade do caso e respeitando o princípio da independência funcional, é medida relevante para a efetiva tutela dos interesses transindividuais e para uma atuação zelosa do membro ministerial”.

Nos siga no Google Notícias