ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Cresce devolução de embalagens de agrotóxicos em MS

Redação | 21/07/2010 17:03

Só nos primeiros seis meses deste ano, o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) contabilizou a devolução, em Mato Grosso do Sul, de 1.208 toneladas de embalagens de agrotóxicos. Isso significa 19% a mais do que o mesmo período do ano passado.

O Estado ocupa o oitavo lugar entre os que mais destinaram embalagens para reciclagem, conforme o Inpev. O ranking é liderado pelos grandes produtores agrícolas do Pais: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Juntos, eles representam 84,9% do total devolvido em todo o País, 16.837 toneladas.

O coordenador regional de Operações da Inpev, Hamilton Rondon, mais importante que Mato Grosso do Sul, considera importante a evolução no número de embalagens devolvidas. "A cada mês há um aumento na devolução de embalagens vazias, o que representa uma maior conscientização de agricultores em relação ao meio ambiente", afirma Hamilton.

Regras- A legislações estadual e federal preveem a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, até um ano após a compra. Em caso de desrespeito das normas, a lei prevê multa de até R$ 13 mil. Para evitar esse problema, a Iagro desenvolve regularmente campanhas de conscientização de produtores rurais.

As embalagens devem ser encaminhadas a postos de recebimento ou centrais de reciclagem. Em Mato Grosso do Sul existem oito centrais e sete postos de recebimento de embalagens.

Em Campo Grande a central de recolhimento de embalagens foi criada em 2003.

Nos siga no Google Notícias