ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Criado grupo para integrar ações de segurança na fronteira com a Bolívia

Marta Ferreira | 16/05/2011 09:04

Foi criado hoje um organismo para integrar as ações de segurança pública na região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia. Trata-se do GGI (Gabinete de de Gestão Integrada) Aliança, pólo Corumbá Ladário.

A resolução da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) que estabelece foi publicada hoje no Diário Oficial.

O pólo de Corumbá está sendo criado com base em um decreto de 2005 que criou o GGI em Mato Grosso do Sul e também considerando a política do governo federal de implantar o Sistema Único de Segurança Pública, ao qual o estado aderiu em agosto de 2003

O texto cita, ainda, as “peculiaridades” da segurança na região de fronteira, elencando entre elas o roubo e furto de veículos e os delitos ligados ao contrabando e ao tráfico de drogas.

Quem faz parte-O GGI é integrado por representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Unei (Unidade Educacional de Internação) Corumbá, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Exército, Justiça, Receita Federal.

O GGI Aliança também terá representantes da Província de German Bush e das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia.

Entre as atribuições do organismo estão estabelecer políticas estratégicas de segurança pública, integradas e articuladas entre todos os órgãos que o compõem, “visando cooperação mútua para a prevenção e repressão eficaz do crime em toda região do pólo, com a participação da sociedade”.

O grupo também deverá sugerir a adoção de políticas públicas, inclusive educativas, que possam refletir de forma positiva na prevenção da violência, envolvendo ações de órgãos governamentais e não governamentais, além de apresentar sugestões para resolução de conflitos sociais de natureza policial;

As reuniões do grupo devem ser feitas uma vez por mês, “ou quantas vezes e na periodicidade que a situação o exigir”.

Nos siga no Google Notícias