ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Crianças vão "multar" pais infratores

Redação | 01/02/2010 09:32

A campanha de Volta às Aulas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) prevê para este ano uma inovação: as criança terão 10 mil talões-mirins e vão anotar as principais infrações que os pais cometem. Os dados vão respaldar uma pesquisa do órgão e também conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar as leis do trânsito.

Embora seja a primeira vez que as crianças vão anotar e "multar" os pais, em outras campanhas elas já foram envolvidas para despertar consciência crítica nos futuros condutores e sensibilizar quem já dirige. Desta vez elas deixarão uma via do talão-mirim com o Detran e outra fica com os pais, para que eles possam refletir.

As principais infrações combatidas na porta das escolas são as filas duplas e a falta do uso de cinto de segurança. Na manhã de hoje técnicos do Detran tiveram reunião com representantes de outros órgãos envolvidos na campanha: as secretarias de Educação e Saúde, Ciptran (Polícia de Trânsito) e a Agência Municipal de Trânsito.

Neste ano serão 25 escolas fiscalizadas, com envolvimento de 40% do efetivo da Ciptran. Das escolas, 13 são públicas. O número é bem maior que o de 2009, quando havia policiais na porta de 14 estabelecimentos. Na campanha do ano passado foram registradas 1.297 infrações.

O que fundamentou a escolha das escolas foi o índice de infração. O ponto considerado mais crítico é a Avenida Mato Grosso, em frente ao Colégio Dom Bosco. A campanha será deflagrada na próxima quarta-feira, ás 10h30, na Pedro Celestino, em frente ao Colégio Auxiliadora.

A princípio terá caráter educativo, mas pais que forem flagrados cometendo infrações consideradas graves serão multados. Os policiais e agentes de trânsito estarão concentrados em frente às escolas nos horários de pico, de entrada e saída de alunos. Serão distribuídos 100 mil panfletos educativos.

Nos siga no Google Notícias