ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Decreto amplia prazo para georreferenciamento de propriedades rurais

Da Agência Brasil | 11/12/2011 10:49

Os produtores rurais ganharam novo prazo para fazer o georreferenciamento de suas terras a partir de decreto assinado recentemente pela presidente Dilma Rousseff , o qual estende o período em até 10 anos para propriedades com menos de 500 hectares.

A medida é bem recebida pelos cartorários, prefeitos e produtores de Mato Grosso do Sul, cujo Estado conta com muitas propriedades rurais beneficiadas com o aumento de prazo.

Antes do decreto presidencial havia um impasse muito grande envolvendo vários segmentos, entre os quais, os cartorários e as prefeituras que estavam perdendo receita devido a falta de recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Pelo decreto, os proprietários de áreas que somem entre 250 e 500 hectares passam a ter até o dia 20 de novembro de 2013 para apresentar o georreferenciamento.

Os donos de 100 a 250 hectares terão até 2016 e os que possuem de 25 a 100 hectares devem concluir a demarcação até 2019. Os agricultores familiares de áreas inferiores a 25 hectares têm 10 anos para cumprir a exigência, assim, o prazo, nesses casos, vencerá em 2023.

orreferenciamento - O georreferenciamento consiste na descrição do imóvel rural em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis rurais, georreferenciados ao sistema geodésico brasileiro. Tudo isso tem que ser feito seguindo as normas fixadas pelo Incra.

Para executar o georreferenciamento, o dono do imóvel precisa contratar, na iniciativa privada, um técnico em topografia credenciado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que fará a demarcação da propriedade usando tecnologia de instrumentos de GPS para definir o perímetro.

Estão obrigados a apresentar o georreferenciamento os proprietários que detém o domínio direto e útil dos imóveis rurais, que desejam realizar alterações cartoriais como desmembramento, parcelamento, remembramento, qualquer tipo de transferência ou em caso de utilização da propriedade para fins de financiamento e hipoteca.

Nos siga no Google Notícias