ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Decreto reduz tempo de permanência de PM transferido

Redação | 17/11/2009 07:26

Decreto assinado ontem pelo governador, André Puccinelli (PMDB) e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira atende à uma reivindicação antiga dos policiais militares: reduz a permanência mínima obrigatória dos oficiais e praças que foram transferidos de suas cidades.

No caso dos oficiais, que tinham de ficar pelo menos três anos na Organização Policial Militar para a qual foi movimentado, o prazo cai para dois anos. Para praças e soldados a redução é de quatro para um ano. A exceção em ambos os casos é para guarnições especiais, cujo prazo é regulamentado pelo comandante-geral.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, José Melo Irmão, explica que para não haver prejuízo ao município para o qual o policial foi movimentando ele terá de fazer uma permuta com outro. Ele explica que a redução da permanência mínima tem foco social, para que policial não se distancie de sua família.

"Temos por exemplo o caso de um policial que está em Bataguassu, com a mãe doente e que depende dele em Corumbá. Como o policial vai conseguir trabalhar longe de sua família", questiona. Segundo ele, a luta é antiga. O decreto anterior era de 1981.

Mello acredita que hoje cerca de 20% dos policiais militares trabalham fora de suas cidades de domicílio.

Ainda conforme o decreto publicado nesta terça-feira, o policial militar quando estiver transferido terá de morar na cidade para a qual for movimentado até o final do prazo. Nas movimentações dentro da própria área, quem optar por não mudar de residência, não vai receber ajuda de custo e auxílio para transporte.

Nos siga no Google Notícias