ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Defesa Civil emite alerta de chuva forte para várias cidades do Estado

Luciana Brazil | 03/01/2014 11:20
Chuva pode vir acompanhada de ventos fortes.(Foto: Cleber Gellio)
Chuva pode vir acompanhada de ventos fortes.(Foto: Cleber Gellio)

A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico na manhã de hoje (3) sobre a ocorrência de chuva forte no centro-sul e no oeste do Estado, entre hoje e amanhã. Além de relâmpagos e trovoadas, a chuva deve vir acompanhada de ventos fortes em alguns municípios.

Conforme a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec/MS), a população deve evitar áreas de alagamentos e locais de deslizamentos, como encostas, morros e barreiras.

A chuva será mais intensa na região oeste do Estado, nas cidades de Miranda, Bonito, Jardim, Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Bela Vista, Nioque e Guia Lopes da Laguna, segundo o meteorologista da estação da Anhanguera Uniderp, Natálio Abrão.

Já na região centro-sul, em cidades como Campo Grande, Bandeirantes e Sidrolândia, devem ocorrer apenas pancadas de chuva, conforme Natálio. “A chuva mais forte deve ocorrer no oeste, já no centro-sul a chuva será mais aquela pancada de chuva no fim da tarde”.

Casa é inundada na Capital e moradores perdem móveis em chuva no mês passado. (Foto: Cleber Gellio)
Casa é inundada na Capital e moradores perdem móveis em chuva no mês passado. (Foto: Cleber Gellio)

Os temporais devem acontecer principalmente durante a madrugada.

Cuidados: A Defesa Civil emitiu dicas sobre os cuidados que a população deve ter em casos que ofereçam risco de alagamentos, enchentes e inundações.

Ficar atento aos avisos meteorológicos durante o verão e identificar pontos altos que possam servir de abrigo fazem parte das medidas de segurança. Outra dica do órgão é elaborar uma pequena lista de objetos importantes que devem ser levados com as vítimas, caso seja necessário deixar o lugar com urgência.

Em locais onde há risco de enchente a recomendação é colocar alimentos e objetos de valor nos pontos mais altos da casa. Cuidar dos animais de estimação, colocando-os em locais seguros e providenciar uma barricada para impedir a entrada da água, se possível.

Desligar água, gás e eletricidade também fazem parte das dicas de segurança. Não é recomendável usar veículos, já que podem ser arrastados.

Em dezembro, chuva força comerciantes da Rua Capibaribe a fechar as portas. (Foto: Marcos Ermínio)
Em dezembro, chuva força comerciantes da Rua Capibaribe a fechar as portas. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias