ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Defesa Civil faz recomendações para se proteger de raios

Redação | 24/08/2009 17:43

A Coordenadoria Estadual da Defesa de Mato Grosso do Sul divulgou uma relação de medidas de prevenção para minimizar os perigos causados por raios em dias chuvosos. Com a incidência de 11 raios por quilômetro quadrado por ano, Mato Grosso do Sul é campeão nacional, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O dia 19 de agosto foi marcado por uma "chuva de raios" em Mato Grosso do Sul. Conforme o Inpe, foram 39.752 raios em um único dia.

Segundo o órgão estadual, a maior parte dos acidentes ocorre com pessoas que estão em locais abertos e descampados. Outro alerta é para o uso de telefones celulares em locais fechados.

Confira as medidas de segurança:

- evite ficar em locais descampados ou descobertos e prefira casas, edifícios, ou seja, locais fechados são mais seguros;

- dentro de uma edificação procure ficar afastado, no mínimo um metro, de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos;

- Evite tomar banho em chuveiro elétrico;

- Se estiver em lugar aberto não carregue objetos longos como guarda-chuva, vara de pescar, enxada, entre outros;

- Não entre em rios, lagoas ou mar;

- Não opere trator ou qualquer máquina agrícola que não tenha cabine metálica fechada;

- Evite ficar perto de cercas e estruturas elevadas como torre, caixa d´água suspensa ou árvore alta. O raio sempre cai na estrutura mais alta e as árvores isoladas, em geral, atraem mais raios.

A Defesa Civil também recomenda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra os relâmpagos como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos; Veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas; Estacionar próximo às árvores ou linhas de energia elétrica.

Nos siga no Google Notícias