ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Delcídio propõe incentivo para trazer bens do exterior

Redação | 23/04/2009 17:57

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) apresentou hoje na sede da Associação Comercial de São Paulo um projeto de lei que propõe incentivos fiscais para repatriar recursos que deixaram o País nos últimos trinta anos. Para o parlamentar, a proposta poderá reintroduzir na economia brasileira até 70 bilhões de dólares.

Expresso pelo projeto de lei nº 443/2008, o projeto prevê a concessão de incentivos fiscais para a regularização de ativos não declarados no exterior, para a atualização do valor de bens declarados no passado e para a abertura no Brasil de conta corrente em dólar.

Segundo Delcídio, o período de altas taxas inflacionárias pelo qual passou o País induziu os poupadores e investidores a buscar proteção em moedas estrangeiras e ativos em outros países. Como consequência, estabeleceu-se uma espécie de 'cultura da sonegação fiscal'.

Para reverter os efeitos dessa 'cultura', o projeto prevê regras jurídicas motivadoras para o contribuinte, como a exigência de declaração de apenas 8% do Imposto de Renda para brasileiros que quiserem repatriar rendas que estiverem no exterior.

"O objetivo é evitar que o envio de recursos ao exterior volte a se repetir", explica o senador.

Além de prever que os contribuintes tenham permissão de atualizar os valores de bens declarados ao fisco, a proposta prevê o lançamento de um programa de recuperação fiscal para pessoas físicas e jurídicas, destinado a regularizar a situação fiscal de contribuintes que tenham débitos com a Receita Federal.

Nos siga no Google Notícias