ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Delegada será "xerife" de cidade mais violenta do Estado

Redação | 29/03/2010 12:40

Os 41 novos delegados da Polícia Civil escolheram na manhã de hoje qual cidade do interior do Estado pretendem atuar. Cada delegado tinha de anunciar a escolha em um microfone no auditório da Acadepol (Academia de Polícia Civil), no Parque dos Poderes. A escolha aconteceu por ordem de classificação no curso de formação.

Quem escolheu os municípios de Alcinópolis, extremo norte do Estado, e Laguna Carapã, no conesul, terá o desafio de montar a estrutura do zero. Os municípios nunca tiveram delegacias.

As últimas cidades a serem escolhidas foram Paranhos e Coronel Sapucaia. As cidades foram evitadas por sua distância e pelos índices de violência. Um dos delegados chegou a dizer: "Eu não quero ir para este velho oeste".

Após a escolha, cada um recebia uma pistola, a identidade funcional e instruções sobre cada município.

O primeiro colocado do curso, Deyvis Ecco, escolheu Rochedo para iniciar a carreira policial. O delegado, que é de Campo Grande, optou pelo município pela proximidade da Capital e pelo clima "aparentemente tranqüilo", contou.

Ecco visitou a delegacia com antecedência e conhece a rotina de trabalho. "São quatro investigadores, um escrivão e um papiloscopista. Já começo o plantão agora á tarde".

As escolhas, que aconteciam no auditório da Acadepol, tiveram um clima descontraído. O delegado Jefferson Nereu, responsável pela comunicação da PC, animava as escolhas de cada formando. "Escolha as cartas, pede ajuda para os universitários", brincava.

Nereu explicou que é a primeira vez que a escolha é feita de maneira democrática, com cada um escolhendo seu destino. "Quando eu ingressei na força há 20 anos, algumas escolhas eram políticas. Apesar de ter sido bem colocado, eu não pude escolher", comentou.

Quase a maior parte dos novos delegados é do Estado de São Paulo e não conheciam bem o Estado. Letícia Mobis Alves é a nova titular da DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher) de Três Lagoas. Letícia contou que escolheu a cidade pela proximidade com seu estado natal e até mesmo pela prefeitura.

"

Nos siga no Google Notícias