ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Delegado da PF também confirma uso de arma letal durante reintegração

Luciana Brazil e Evelyn Souza | 05/06/2013 11:14
Delegado diz que vai aguardar orientação do ministro, em caso de reintegrações. (Foto:Arquivo)
Delegado diz que vai aguardar orientação do ministro, em caso de reintegrações. (Foto:Arquivo)

O superintendente da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, o delegado Edgar Marcon, confirmou na manhã de hoje, o uso de armas letais durante atuação de reintegração de posse, na fazenda Buriti, em Sidrolândia, no último dia 30. Marcon fez a declaração durante a chegada do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, a Campo Grande.

A informação chegou a ser negada pelo governo do Estado, e, em outra ocasião, confirmada pela Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Entretanto, Marcon explica que o porte de arma não significa o uso das mesmas. “Eles estavam usando, mas isso não quer dizer que eles tenham utilizado”.

O delegado irá aguardar a conclusão do inquérito policial, que investiga os fatos durante a reintegração de posse. As próximas atuações vão ser feitas de acordo com a orientação do ministro da Justiça, segundo o delegado. “Vamos aguardar a orientação do ministro para saber como iremos atuar na próxima reintegração”.

O episódio de reintegração, que resultou na morte do terena Oziel Gabriel, 35 anos, morto com tiro no abdômen, chegou a ser avaliado pela presidente Dilma Rousseff (PT) como um erro da polícia. A presidente teria afirmado ao ministro Cardozo que a ordem judicial deveria ser desobedecida para evitar tragédias.

O ministro veio à Capital a pedido da presidente para resolver o conflito entre fazendeiros e indígenas. Os índios terenas invadiram a fazenda Buriti, no dia 15 de maio, e apesar da decisão judicial de reintegração de posse, eles dizem que não vão deixar a área. Outras fazendas foram invadidas, em Sidrolândia e Aquidauana.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também