ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Demarcação de terras para índios gera debates na Exporã

Redação | 10/03/2009 18:47

Mesmo que o presidente Lula autorize a entrada de pessoas nas terras de produtores rurais do Estado, o conselho é não deixar que isso aconteça, segundo a advogada Roseli Silva, presidente da Ong Recovê. Sua recomendação se refere à demarcação de terras para índios, amplamente discutida na 35ª Exporã 2009, que está sendo realizada em Ponta Porã.

As discussões foram levantadas pelo engenheiro agrônomo Josiel Quintino, que também é assessor de meio-ambiente e assuntos fundiários da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul). Ele fez críticas ao Cimi (Conselho Indigenista Missionário), dizendo que, apesar de defender interesses dos índios, o órgão parece estar investindo na promoção do ódio étnico entre os brasileiros, figurando como um pregador do socialismo como paraíso na terra.

O diretor-secretário da instituição, Dácio Queiroz, cobrou 'pressão' dos produtores junto aos governantes, principalmente depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o julgamento dos territórios Raposa/Serra do Sol (RR). Segundo ele, o que for decidido norteará as decisões de juízes no Brasil.

Quintino informou que foram propostos 18 itens pelo ministro Carlos Alberto Direito, que podem colocar a casa em ordem dando fim a insanidade relacionada às demarcações.

Roseli diz que antropólogos têm o prazo de 30 dias para concluir o laudo que prova a existência de ancestrais indígenas em determinada área, mas segundo ela, as cartas já estão marcadas. Ela reclama que o laudo já está pronto e o prazo só foi estipulado para ver o que acontece.

Por conta disso, ela enfatiza que a portaria do governo federal não prevê que os produtores sejam avisados antes da vistoria. Contudo, garante que só o governo do Estado será avisado e por isso, caso os produtores recebam visitas técnicas não programadas, tem todo o direito de despachá-las.

A demarcação de terras para indígenas tem provocado discussões em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende demarcar um terço do Estado. Conforme dados apresentados pela Famasul, a perda da área transformada em terra indígena afetaria parte considerável da produção agropecuária sul-mato-grossense, o que desestabilizaria a economia, bastante dependente do agronegócio.

Nos siga no Google Notícias