ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Demonstração de civismo reúne 15 mil pessoas na Capital

Redação | 07/09/2009 10:46

Mais de 15 mil pessoas acompanharam nesta segunda-feira o desfile cívico do Dia da Independência, na avenida 14 de Julho, centro de Campo Grande.

O ato contou com a participação de escolas públicas e particulares, batalhões militares, associações e entidades assistenciais.

Também participaram do evento as principais autoridades políticas e militares do Estado, entre elas o governador André Puccinelli (PMDB), o vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB), o senador Valter Pereira (PMDB) e o deputado federal Waldemir Moka.

O desfile cívico foi aberto por volta das 9h, quando foi acesa a pira do fogo simbólico da pátria.

Em seguida, desfilaram a banda de música municipal e os Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que completa em 2009 50 anos de atuação no País. O grupo conta com 2.800 integrantes espalhados em 60 clubes por todo o Estado.

Crianças atendidas na Cidade dos Meninos desfilaram na seqüência. Logo depois, vieram os Demolays e as Filhas de Jó, que são grupos ligados à Maçonaria.

O Colégio Militar de Campo Grande se apresentou logo em seguida e com fanfarra própria, sendo uma das principais atrações do desfile.

Os veteranos de guerra passaram pela 14 de julho em cima de um tanque, representando a Força Expedicionária Brasileira.

Em seguida, se apresentaram o pelotão da Marinha, o quadro de saúde do CMO (Comando Militar do Oeste) e a 14ª Companhia de Polícia do Exército, que chamou a atenção das crianças com a demonstração de cães de guarda.

O batalhão que foi em missão para o Haiti foi o próximo grupo a se apresentar na 14 de Julho. Também passaram pelo local o pelotão de engenharia de Aquidauana, o 18º BLog, o 3º Batalhão de Aviação do Exército e o Regimento de Cavalaria Blindada Complementar à brigada de Dourados.

A Base Aérea de Campo Grande e sua banda musical se apresentaram na seqüência. Ao todo, são 1400 militares e 22 civis atuando em Mato Grosso do Sul, sob o comando do coronel aviador Reinaldo Pereira Alfarone.

A banda de música da Polícia Militar também passou pelo local, sendo seguida pela equipe do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), que arrancou aplausos da platéia com demonstrações de treinamento com cães de guarda.

A próxima fase do desfile foi marcada pela apresentação de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e viaturas operacionais do CMO, além de batedores, veículos de escolta de presos, ambulâncias, viaturas e tanques do Exército.

A passagem das entidades e grupos militares foi animada pela Banda de Música do CMO.

Três helicópteros do Exército e um avião da Força Aérea sobrevoaram o desfile durante cerca de uma hora e meia.

A Defesa Civil atendeu 15 pessoas que passaram mal durante o ato cívico, a maioria por calor e falta de alimentação. Uma criança se perdeu de seus pais, sendo localizada cerca de uma hora depois do fim do desfile.

Galeria de fotos

Nos siga no Google Notícias