ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dengue causa a primeira morte do ano em Bonito, segundo secretaria

Viviane Oliveira | 07/02/2014 11:55
Larvas do mosquito da dengue foram encontradas dentro de um pneus em um terreno no bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Larvas do mosquito da dengue foram encontradas dentro de um pneus em um terreno no bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A Secretaria Estadual de Saúde investiga um caso de morte causada pela dengue em Bonito. Além disso, duas cidades estão com alto índice de infestação e seis em alerta, de acordo com o boletim epidemiológico referente ao dia 26 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano. Nesse período foram notificados 222 casos suspeitos da doença em todo Estado. No total, de janeiro até agora, já foram 1.150.

Os municípios de Bodoquena e Rio Negro estão com alta incidência da doença e as cidades de Antônio João, Alcinopólis, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Água Clara e Figueirão em alerta.

O Governo Federal aponta três níveis de incidência de dengue, sendo o nível baixo, até 100 casos por 100 mil habitantes, o médio, de 101 a 300 casos, e o alto índice, acima de 300.

Na última quarta-feira, representantes dos 79 municípios participaram na Capital da Oficina Estadual da dengue. Na ocasião, a diretora de Vigilância e Saúde do Estado, Bernadete Lewandowski, disse que os casos de dengue no Estado notificados até agora preocupam.

O aposentado Antônio Vacchiano, 69 anos, disse que morava em São Paulo e nunca tinha ouvido falar na doença. Há 8 anos morando em Campo Grande, ele e a esposa Joana, já contraíram dengue duas vezes.

Ele diz que o estado deveria ser mais energético nas ações para evitar a doença e em punir a população que não faz a sua parte. “A prefeitura deveria limpar o terreno que o proprietário não cuida e a conta da limpeza deveria ser cobrada no IPTU (Imposto territorial Urbano) dele”, finaliza.

Em 2013 foram registrados 46.448 casos notificados e 12 mortes confirmadas causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Nos siga no Google Notícias