ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Denúncias fazem INSS reforçar alerta sobre consignação

Redação | 09/01/2008 14:57

A Gerência do INSS em Dourados repassou a Brasília a recomendação encaminhada ontem (8) pelo MPF (Ministério Público Federal) para que seja suspenso imediatamente o desconto em folha de aposentados e pensionistas relativos ao pagamento de um produto chamado almofada térmica vibratória. A denúncia é de que não houve autorização para que tais descontos fossem feitos.

Apesar de comunicar o assunto a Brasília, o gerente executivo da Gerência da Previdência em Dourados, Francisco Carlos da Silva, adianta que será difícil qualquer medida sobre o caso, enquanto os prejudicados não foram pessoalmente às agências para solicitar o bloqueio.

Aposentados e pensionistas que observarem alguma irregularidade oficializar a desistência, mas terão de provar que foram lesados, adverte o gerente. "Não adianta comprar um produto e depois querer suspender o pagamento porque não gostaram do resultado. Tem de provar que foi prejudicado."

Ele explica que empresas e bancos conseguiram autorização para fazer descontos em folha por meio de convênios firmados diretamente com o INSS em Brasília, o que impede qualquer medida regional no sentindo de suspender descontos. "O que fazemos é esclarecer. Sempre orientamos os aposentados a não autorizarem descontos sem antes ler muito bem o contrato e verificar a qualidade do produto comprado", explica o gerente.

Somente em Dourados, cerca de 15 empresas oferecem crédito consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos, estima Francisco. "

Nos siga no Google Notícias