ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Depen lançou hoje oficialmente Sistema Biométrico em MS

Redação | 29/04/2009 11:30

Foi lançado hoje oficialmente em Mato Grosso do Sul o Info-Gestão (Sistema Nacional de Informações Penitenciárias), sistema que inclui todo o histórico do interno no sistema penitenciário nacional.

Conforme o coordenador-geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Alexandre Cabana de Queiroz, o programa muda ainda a forma de remessa do Fundo de Manutenção do sistema Prisional, destinado aos estados.

Através dos dados referentes a população carcerária, a Depen vai destinar mais recursos aos estados com maior contingente. "Hoje essa remessa segue o critério político", admite.

Conforme dados do Ministério da Justiça, o orçamento de 2009 às penitenciárias de todo País é de R$ 31 milhões. Desse total, R$ 1,3 milhões são destinados a MS e devem ser empregados em aparelhamento, aquisição de equipamentos de informática, entre outros.

Cabana explica ainda que outra novidade do InfoPen Gestão é que ele evitará a duplicidade de identificação através de registro das digitais do preso. Para a implantação em MS, a Depen doou 74 computadores que foram instalados em 42 unidades penais. No Estado, o sistema deve ser implantado até junho.

"O segundo passo agora é fazer o treinamento dos servidores", afirma Cabana. Para implantação total até o fim do ano o Estado deve receber leitores para o sistema biométrico, que registram pelas digitais dos presos os dados pessoais de cada um deles.

A unificação e padronização do sistema vão permitir que a Depen tenha o diagnóstico completo do sistema penitenciário de todo País. Servidores de uma unidade prisional terão acesso a rotina de outra unidade em estado diferente.

O sistema já foi instalado em 17 estados que farão a integração com MS. O estado do Espírito Santo foi o primeiro a implantar o sistema no país. Em Campo Grande, equipamentos foram instalados na Colônia Penal Agrícola há 1 ano, mas nunca havia funcionado.

Nos siga no Google Notícias