ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Depois de vistoria, TCU quer mudanças profundas nas auditorias da UFMS

Vinícius Squinelo e Aline dos Santos | 12/12/2013 19:54

Parecer do TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou mudanças profundas na atuação da unidade de auditoria interna da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O acórdão dos ministros do tribunal foi publicado na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União.

Segundo a publicação, a UFMS deve adotar uma série de medidas em relação à estrutura e atuação da unidade de auditoria. As recomendações ocorrem após o TCU constatar que a UFMS apresenta inconformidades nos trabalhos de auditorias internas.

A UFMS terá que promover uma alteração na estrutura organizacional, de modo que a unidade de auditoria fique subordinada diretamente ao Conselho Diretor, para que opere independente da gerência da universidade.

Ainda segundo o parecer, relatado pelo ministro Valmir Campelo, a Universidade deve definir a missão, responsabilidade e a autoridade da unidade de auditoria, em especial para o acesso irrestrito de registros e informações inerentes às investigações.

Também está prevista a delimitação da atuação dos trabalhos de auditoria interna, além de uma definição mais clara das responsabilidades do auditor-chefe perante o Conselho Diretor, estabelecendo a garantia de livre acesso justamente ao conselho.

O auditor-chefe deve ter o direito de opinar sobre a adequação e a efetividade dos controles internos administrativos, e sobre a gestão de riscos da Instituição. O TCE também recomenda que a UFMS garanta a autonomia dos trabalhos do auditor-chefe.

Ainda segundo o TCU, a universidade deverá estabelecer um planejamento anual dos trabalhos de auditoria interna, além de promover treinamentos para a atualização dos auditores internos.

Nos siga no Google Notícias