ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Deputado defende escola integral e a federalização da educação no País

Edivaldo Bitencourt | 01/09/2014 14:52
Fábio Trad defende proposta do senador Cristovam Buarque (Foto: Divulgação)
Fábio Trad defende proposta do senador Cristovam Buarque (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) defendeu a implantação de escola em tempo integral para todas as crianças da rede pública no Brasil. Ele disse que a medida é a única para acabar com os déficits e distorções de um sistema educacional ineficaz e excludente. “A primeira e fundamental etapa dessa inadiável corrida de recuperação está, a meu ver, na implantação da educação integral para todas as crianças brasileiras”, afirmou.

O peemedebista considera que o País deu passos significativos para reduzir as desigualdades socioeconômicas. Entretanto, ele avalia que o Brasil ainda investe pouco e mal na educação.

Para garantir a implantação da escola integral, ele defende a federalização da educação básica, hoje de responsabilidade compartilhada entre os estados e municípios. A proposta é defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT/DF).

Ele defende que a qualidade deve ser a mesma em toda a extensão territorial do País. Na sua avaliação, o Brasil não pode perpetuar a reprodução das desigualdades regionais e apartação social. “A federalização da educação básica, ainda que o processo possa se estender por duas décadas, é a única forma de assegurar a tão decantada igualdade de oportunidades”, afirmou o deputado Fábio Trad, em pronunciamento na Câmara Federal.

O dinheiro para executar essa tarefa, segundo o deputado, já está praticamente disponível. Observa que com 75% dos royalties do petróleo e do gás natural, 50% do Fundo Social formado com percentual da União sobre receitas do pré-sal, mais a garantia, assegurada no Plano Nacional de Educação, de investimentos de 10% do PIB exclusivamente em educação, o governo federal disporá, a partir dos próximos anos, de receita suficiente para empreender a grande reforma estrutural do ensino.

Nos siga no Google Notícias