ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Deputado propõe criação do Programa de Práticas Integrativas Complementares

Nyelder Rodrigues | 24/05/2016 23:36
Deputado Marcio Fernandes criou o projeto a partir de reuniões com representantes da área (Foto: Wagner Guimarães/Divulgação)
Deputado Marcio Fernandes criou o projeto a partir de reuniões com representantes da área (Foto: Wagner Guimarães/Divulgação)

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul quer criar no Estado o Programa de Práticas Integrativas e Complementares. A ideia foi lançada pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB).

O programa é baseado em algumas práticas de medicina alternativa na busca de bons resultados na saúde da população, com modalidades como massoterapia, fitoterapia, acupuntura, quiropraxia, bioenergética, ginástica terapêutica, entre outras.

"Buscamos com a adoção deste programa na rede pública de saúde do Estado, viabilizar ao cidadão uma promissora abordagem de prevenção e tratamento complementar, reduzindo significativamente o número de usuários no sistema tradicional de saúde", explicou Marcio Fernandes.

Além disso, hoje a presidente da Associação dos Terapeutas Florais de Mato Grosso do Sul, Joseanne Roque, utilizou a tribuna para compartilhar as experiências e defender o reconhecimento das práticas naturais, já utilizado em outros estados, tendo obtido bons resultados preventivos.

As Práticas Integrativas e Complementares de saúde foram legitimadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), as enquadrando como medicina complementar alternativa, recomendado que os países elaborem políticas nacionais para inserir tais práticas nos sistemas oficiais de saúde pública.

Este projeto de lei para Mato Grosso do Sul foi criado por Marcio Fernandes a partir de reuniões do deputado com representantes de classe deste área, entre os dias 13 e 14 de maio, durante o I Congresso Sul-mato-grossense em Terapia Floral na Educação, onde importantes nomes da categoria estiveram presentes para debater o assunto.

Nos siga no Google Notícias