ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Deputados não acreditam que TJ vai melhorar os serviços

Redação | 04/11/2009 15:14

Mesmo com o "tarifaço" das custas processuais, que chega a 305% e atinge principalmente as pequenas causas, os deputados estaduais Paulo Duarte (PT) e Marcos Trad (PMDB) não acreditam que a população terá algum tipo de benefício no atendimento. Marquinhos Trad, que é advogado, vai entrar na Justiça contra o aumento aprovado na última terça-feira pela Assembleia Legislativa. A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) deverá auxiliá-lo.

CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) Marçal de Souza Tupã-I, OAB/MS e os dois deputados entrevistados pelo Campo Grande News afirmam que o Tribunal de Justiça deveria contratar mais servidores e juízes, se organizar internamente e dar maior celeridade aos julgamentos.

"Eu não acredito que eles vão julgar mais rápido. Eles precisam se organizar internamente. Mas é verdade que eles vão ter menos ações; muitos irão desistir antes de ingressar. O Judiciário ficou restrito a quem tem condições financeiras", afirmou Marquinhos.

O deputado Paulo Duarte (PT) também diz que a sociedade espera um atendimento mais ágil, com mais juízes, mas não acredita que isso irá acontecer.

"Infelizmente, a impressão que eu tenho, até pelas conversas, é que esse aumento de custas veio para compensar a redução do duodécimo e não para trazer melhorias. O que a gente percebe é que o cidadão vai arcar com aquela redução que aconteceu no 1º ano do governo André, de 0,5%", afirmou.

Na manhã de hoje, o governador André Puccinelli afirmou que o aumento das custas processuais não foi motivado pela perda com receitas relativas ao duodécimo (estimada em até R$ 25 milhões por ano, segundo Duarte) e que essa é apenas uma desculpa.  Ontem, o chefe do Executivo havia dito que irá sancionar o reajuste, que passará a valer já no próximo ano.

"Nós somos contra o aumento, mas quem decide é a Assembleia Legislativa. Como foi aprovado, esperamos agilidade na apuração dos problemas. A Justiça é cara e lenta", afirmou o presidente do CDDH, Paulo

Nos siga no Google Notícias