ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Desembargador Rubens Bossay se despede do Tribunal de Justiça

Vinícius Squinelo | 05/09/2013 19:49

A última sessão do Tribunal Pleno com a participação do Des. Rubens Bergonzi Bossay foi repleta de homenagens ao magistrado. Terminada a sessão que votou o pedido de aposentadoria do desembargador, na noite de ontem (4), o plenário ficou cheio de magistrados ativos e aposentados que desejavam expressar a última palavra de carinho ao desembargador aposentando.

Pelo Ministério Público falou a promotora Irone Alves Ribeiro que, surpreendida pela ocasião, agradeceu tudo o que o Des. Bossay fez pelo MP e para o MP. Com a voz embargada, a procuradora ressaltou a carreira de sucesso do magistrado. “V. Excia deixa nos anais forenses a marca do homem culto, honesto e honrado, de magistrado que sempre soube julgar com mister. Mato Grosso do Sul muito deve a V.Excia por esses anos de trabalho”.

Outro a expressar os agradecimentos pelos feitos de Bossay foi o presidente da AMAMSUL, juiz Wilson Leite Corrêa. “Os mais incautos e até alguns magistrados não vocacionados poderiam questionar os motivos que levam um desembargador, que já ocupou o mais alto cargo nesta corte de justiça, a presidência – e que preenche os requisitos para aposentadoria integral há vários anos, permaneça trabalhando com a mesma dedicação, a mesma gana e a mesma competência, sem qualquer vantagem ou proveito adicional. A isso chamamos vocação. Para ser juiz, não basta a vontade, o preparo intelectual, a retidão dos passos: é preciso que a pessoa seja vocacionada”, disse o presidente da entidade, antes de entregar uma placa representando o respeito e admiração dos magistrados de MS.

Em nome dos desembargadores aposentados e da classe de advogados falou Rêmolo Letteriello. “Já passei por este momento de profunda tristeza e muita emoção. Já senti a dor de ser afastado do que é a nossa vida. O Des. Rubens sempre foi modelo de magistrado, um paradigma para os juízes mais novos. Da sua qualidade de julgador nem é preciso mencionar. Ele tem os atributos dos grandes magistrados”.

Pelo Tribunal de Justiça, o orador foi o Des. Claudionor Miguel Abss Duarte que, em seu discurso, citou Santo Agostinho e Fernando Sabino. “No auge de sua capacidade intelectual, esbanjando saúde, cumpre o mandamento constitucional, no sentido de que se impõe a aposentadoria compulsória, ao se implementar 70 anos. V. Excia, meu estimado Des. Rubens, sempre demonstrou, em inúmeras decisões, que a lei é somente um ponto de partida, a premissa necessária para que seja não simplesmente aplicada, como posta no ordenamento jurídico, mas aplicada, tendo em vista a ordem constitucional em vigor. (...) Correspondeu V. Excia aos anseios do povo, que é o maior credor da prestação jurisdicional, sobretudo pelo exemplo de independência, de eficiência, de equilíbrio, enfim, do senso de responsabilidade e de justiça. Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido. V. Excia alcançou ambas, ultrapassando todas as dificuldades”.

Rubens Bossay se emocionou ao se despedir da magistratura. “Sinto-me realizado. Procurei ser justo, segundo a arte do bom e do equitativo. Tomei por baliza a máxima: viver honestamente, não lesar a ninguém, dar a cada um o que é seu. (...) Agradeço pela compreensão e tolerância que tiveram comigo, quer no âmbito do colegiado, quer no convívio social, durante todos esses anos. Agradeço a minha esposa Marise, a meus filhos, genros e netos, o apoio que deles sempre recebi, principalmente nos momentos difíceis. Certamente a jornada seria árdua sem esse apoio”.

Nos siga no Google Notícias