ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Detento consegue na Justiça reverter regressão ao regime fechado

Paulo Fernandes e Ricardo Campos Jr. | 22/02/2011 17:01

Por unanimidade, a 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça deu provimento ontem a um agravo de um detento que fugiu do presídio da Gameleira contra a regressão do para o fechado sob o argumento de que ele havia sido condenado ao regime semiaberto. A decisão foi divulgada hoje pela assessoria de imprensa do tribunal.

Para o relator do agravo , Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, “transitada em julgado, é inadmissível a mudança do regime fixado na sentença na fase da execução da reprimenda, por um mais gravoso; não há como ocorrer a regressão se o reeducando, pela falta grave, não tiver progredido de regime”.

Ele explicou que apesar da falta grave gerar a regressão de regime, isso só valeria para o reeducando que iniciou o cumprimento da pena no regime menos severo, ou seja, o semiaberto.

De acordo com os autos de 1º Grau, Samuel foi condenado a 5 anos e 8 meses de prisão por roubo e foi encaminhado para o Instituto Penal Agroindustrial da Gameleira, de onde fugiu no dia 23 de setembro do ano passado e acabou recapturado em 4 de outubro.

O detento participou de uma audiência de justificativa e alegou ser usuário de drogas apontando o vício como motivo da fuga, o que não foi acatado pela 2ª Vara de Execução Penal.

Além da regressão de regime, Samuel perdeu ainda os dias os quais tinha direito que eventualmente tinha o direito de reduzir da pena.

Nos siga no Google Notícias