ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Detento do Ceará aplicava golpe em MS pelo celular

Redação | 05/09/2009 06:57

O detento Rubens Ribeiro da Rocha, preso no Instituto Penal Paulo Sarasate, no Ceará, aplicou golpes em Mato Grosso do Sul, pelo telefone celular. Com mensagens de que as vítimas haviam ganhado um carro zero, enviadas de dentro da unidade penal, ele fez com que pessoas de todo o País colocassem crédito pré-pago e depositassem dinheiro em sua conta bancária.

O esquema foi denunciado ontem (4) pelo Jornal Nacional. A ação do detento era realizada sempre da mesma maneira. Ele encaminhava uma mensagem via celular para as vítimas dizendo que elas haviam sido sorteadas para receber um veículo zero quilômetro,e o prêmio seria entregue em 24h.

Entretanto, para receber o prêmio, a pessoa tinha que comprar créditos de celular e enviar o número para o bandido, ou depositar quantia em dinheiro em uma conta bancária estipulada por ele.

Rubens, que cumpre pena por assalto, era tão confiante ao aplicar o golpe que chegou a se identificar em uma das ligações feitas pela produção da emissora de televisão, pois pensava estar falando com mais uma vítima.

Além do nome completo, ele disse que pertencia ao setor oito de premiação, que é na verdade o número do pavilhão em que está preso.

Após a denúncia do esquema, a Secretaria de Justiça do Ceará transferiu o detento, e informou ainda que irá instalar bloqueadores de celular nos arredores do presídio.

Provas - Além de enganar as pessoas com a promessa de um carro, o assaltante usava artifícios para que suas vítimas destruíssem o comprovante de depósito em conta bancária, que poderia levar até ele.

Enquanto pensava estar falando com outro assaltante, ele contou à equipe de reportagem do Jornal Nacional que pedia para as pessoas colocarem o comprovante em um copo com água, com a promessa de que se o papel ficasse amarelo elas ganhariam uma casa.

De acordo com o bandido, isso também costumava funcionar. Como as vítimas molhavam e até esfregavam o papel para tentar ganhar a casa, perdiam a única prova que poderia levar ao golpista.

Para que as pessoas não caiam em golpes como o aplicado pelo detento, o alerta da Polícia é para que não depositem dinheiro em nenhuma conta bancária.

Caso recebam mensagens ou ligações informando que ganharam um prêmio, devem desligar o telefone. Se houver insistência, a recomendação é para acionar a Polícia.

Nos siga no Google Notícias