ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Detran rompe contrato milionário com empresa investigada na Lama Asfáltica

Aline dos Santos | 31/05/2016 10:16

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) rompeu contrato de R$ 73 milhões com o Consórcio REG-DOC, formado inicialmente pelas empresas Itel Informática Ltda e AAC Serviços e Consultoria Ltda. Em seguida, a Itel foi substituída pela Mil Tec Tecnologia da Informação Ltda.

A Itel é alvo de investigação da PF (Polícia Federal) e da força-tarefa do MPE (Ministério Público Estadual). Já a Mil Tec foi alvo da segunda fase da operação Lama Asfáltica, realizada no último dia 10. A Justiça Federal autorizou cumprimento de mandado de busca, por considerar que a Mil Tec é sucessora da Itel.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, a rescisão unilateral do contrato 3263/2014 foi em razão de descumprimento de cláusulas de obrigações e responsabilidades do contratado. A rescisão tem validade a partir de primeiro de abril deste ano. 

Conforme a publicação, houve infração ao disposto em dois artigos da Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações): a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração; e a subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato.

O contrato entre o Detran e o consórcio foi publicado em 28 de abril de 2014. O valor era de R$ 73.022.400,00, com vigência de 60 meses. O objeto do contrato era “implantação, manutenção e operacionalização de sistema de registro de documentos”. A líder é a AAC Serviços e a Itel foi substituída pela Mil Tec.

A reportagem solicitou informação à assessoria de imprensa do Detran e aguarda retorno. O Campo Grande News não conseguiu contato com o diretor-presidente do Detran, Gerson Claro. A reportagem também fez contato com o Consórcio REG-DOC, que ainda vai se manifestar sobre o rompimento.

Investigação – A Itel Informática é do empresário João Baird, que ficou conhecido como "Bil Gates pantaneiro" após a primeira fase da Lama Asfáltica, realizada no ano passado. A empresa tinha contratos com o governo do Estado e a prefeitura de Campo Grande, celebrados nas gestões passadas.

A Itel também aparece como proprietária oficial da aeronave “Cheia de Charme”, emprestada por João Amorim (dono da Proteco Construções) para políticos.

Nos siga no Google Notícias