ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

DGPC pede lista para punir policial por protesto e greve

Redação | 10/06/2009 12:58

A DGPC (Diretoria Geral de Polícia Civil) determinou aos delegados o encaminhamento de lista com os nomes de todos os policiais civis que participaram das duas paralisações e dos protestos contra o Governo do Estado. O titular do órgão, delegado Jorge Razanauskas, confirmou o pedido da relação dos manifestantes e da adoção de medidas para puni-los.

No entanto, o diretor-geral da Polícia Civil minimizou a repercussão, destacando tratar-se de "medida administrativa e rotineira". Ele sinalizou que irá descontar dos salários de quem faltou ao serviço. "Se você faltar ao serviço, o que acontece?", perguntou Razanauskas, insinuando o corte de ponto.

Ele destacou que os policiais civis "fizeram um movimento que não deu certo e que sabiam que não ia dar certo". Ressaltou que os agentes devem arcar com as consequencias de seus atos.

Segundo um policial, que pediu para não ser identificado, a DPI (Departamento de Polícia do Interior) pediu o envio da relação por fax até às 15h de hoje. O mesmo procedimento foi solicitado pela DPE (Departamento de Polícias Especializadas) e DPC (Departamento de Polícia da Capital).

O pedido teria divido os delegados, porque alguns encaminharam a relação e outros teriam decidido não dedurar os grevistas. Apenas parte dos 2 mil policiais participaram dos protestos realizados pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis).

Segundo o presidente da entidade, Paulo Flávio Carvalho, cerca de 250 agentes participaram dos protestos e da afixação de faixas em Campo Grande. Os policiais promoveram duas paralisações neste ano, sendo a última de 24 horas em 7 de maio deste ano. Na ocasião, o governador André Puccinelli (PMDB) visitou algumas delegacias e disse que o atendimento estava normal.

Além de cortar ponto, a DGPC estaria disposta a sujar a ficha dos policiais para comprometer eventuais promoções no futuro. De acordo com Carvalho, esta medida depende da abertura de sindicância contra os servidores.

O sindicato destacou ainda que a Constituição Federal permite a participação dos servidores de protesto e greves. "Se isto for proibido em Mato Grosso do Sul, isso não condiz com a Constituição", alertou o sindicalista.

Ele ressaltou que a única punição legal é a suspensão de uma das cinco faltas por ano que o policial civil tem direito. Sobre o risco de suspender a promoção, Paulo Carvalho afirmou que a medida é ilegal.

Nos siga no Google Notícias