ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Dia das Mães foi considerado calmo nos presídios de MS

Redação | 11/05/2008 19:45

O Dia Das Mães foi considerado tranqüilo no sistema penal de Mato Grosso do Sul, que havia provocado alerta nas autoridades de segurança, diante do temor de que presos fizessem mobilizações hoje, a exemplo do que ocorreu em 2006. Naquele ano, a data foi tumultuada por rebeliões simultâneas nas maiores prisões do Estado, orquestradas pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Hoje, diante de rumores de que algo parecido poderia ocorrer, foram adotadas medidas preventivas, entre elas o bloqueio de celular na região do Complexo Penitenciário, afetando inclusive moradores. Outra providência adotada foi o reforço na segurança externa e também no número de carcereiros para fazer a guarda dos detentos. Para garantir esse efetivo, policias e servidores da Agepen (Agencia de Administração do Sistema Penitenciário) tiveram folgas suspensas.

De cima - Em Campo Grande, o complexo penitenciário, onde há quatro unidades prisionais, foi sobrevoado várias vezes por um helicóptero do Grupo de Patrulhamento Aéreo da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), uma forma de intimidar os chamados líderes negativos dos detentos.

Na avaliação do presidente do Sindicado dos Agentes Penitenciários, Fernando Anunciação, diferente de 2006, quando houve alerta e providências deixaram de ser adotadas, agora elas parecem ter surtido efeito esperado.

Conforme o sindicalista,  pelo acompanhamento feito hoje, a visita dos parentes aos detentos ocorreu de forma tranqüila. Em 2006, eles ficaram reféns dos presos quando as rebeliões foram deflagradas e só saíram no dia seguinte.
Nos siga no Google Notícias