ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Dia de mobilização dos professores fecha 70% das escolas públicas

Aline dos Santos | 24/04/2013 07:36
Escola estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, não tem aula nesta quarta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Escola estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, não tem aula nesta quarta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

O dia nacional de mobilização dos professores fecha 70% das 360 escolas da rede estadual e 60% das 96 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande nesta quarta-feira. O número preliminar de adesão ao movimento foi divulgado pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).

Conforme o presidente da Fetems, Roberto Botarelli, serão realizadas audiências públicas em diversas cidades e, no período a tarde, reunião na Assembleia Legislativa. Em Dourados, estava previsto que o dia nacional desencadearia uma greve por tempo indeterminado. No entanto, de acordo com ele, houve negociação no fim da tarde de ontem entre a Prefeitura de Dourados e o sindicato dos professores.

No Estado, a cobrança é para que 39 municípios passem a cumprir a Lei do Piso, adotada pelas outras 40 cidades. Já a destinação de um terço da carga horária para elaboração de aulas é cumprido por 33 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

"Queremos a aprovação do Plano Nacional de Educação, que destina 10% do Produto Interno Bruto para á área e que 100% dos royalties do petróleo sejam aplicados em educação", afirma Botarelli. A rede estadual tem 18 mil professores e 280 mil alunos.

Na rede municipal de Campo Grande, que tem 5.500 professores, a ACP quer o cumprimento da Lei do Piso e a implantação de 50% das escolas em tempo integral até 2016. "Temos três. Faltam 40 para chegar aos 50%", afirma o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves. Durante a manhã, os professores participam de panfletagem e passeata.

Nos siga no Google Notícias