ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Diabéticos reclamam de falta de medicamento em Dourados

Redação | 04/11/2010 12:04

Em Dourados há denúncias de que faltam fitas de medição de glicemia desde janeiro deste ano. O material é de extrema importância para que os diabéticos possam acompanhar o tratamento da doença.

A Associação dos Diabéticos de Dourados informou que muitas pessoas tem ido à entidade reclamar da falta de material, entretanto a organização não tem condições financeiras de ajudar, pois não recebe nenhuma contribuição de órgãos governamentais.

Segundo Cristiane Kruger, coordenadora dos programas municipais da Secretaria de Saúde, em outubro, durante 15 dias, não houve entrega para os insulinos dependentes, mas agora a entrega já está sendo regularizada, por meio de remessa emergencial.

O fornecimento de aparelhos para medição de glicemia também é de responsabilidade dos órgãos de saúde públicos, no entanto, há também reclamações sobre a falta deles. (Com informações do Dourados News)

Caso antigo - A luta dos diabéticos em Dourados não teve início neste ano. Em julho de 2009, a Justiça Federal concedeu liminar para que a insulina bifásica biossintética humana, medicamento usado para tratamento de diabetes tipo 2, fosse disponibilizada para João Batista Rodrigues, que havia feito a denúncia.

A decisão teria sido em resposta a ação civil pública ajuizada pelo MPF (Ministério Público Federal), em que foi pedida a distribuição do medicamento para todos os pacientes da região que precisassem, e não apenas ao senhor que fez a denúncia.

Na época, a ação foi ajuizada em desfavor da União Federal, Estado de Mato grosso do Sul e Prefeitura do Município de Dourados.

Nos siga no Google Notícias