ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Diário da União traz projeto sobre zoneamento da cana

Redação | 18/09/2009 11:26

O governo aprovou a proposta de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar no Brasil, a partir da safra 2009/2010, e determinou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a definição de normas para as operações de financiamento do setor sucroalcooleiro. O decreto está no Diário Oficial da União de hoje (18).

O CMN estabelecerá as condições, os critérios e as vedações para a concessão de crédito rural e agroindustrial à produção de cana, açúcar e biocombustíveis.

O objetivo do zoneamento agroecológico é fornecer subsídios técnicos à formulação de políticas públicas visando à expansão e produção sustentável de cana no território brasileiro.

O potencial das terras para a cultura em regime de sequeiro (sem irrigação plena) foi avaliado por meio de técnicas de processamento digital, com base nas características físicas, químicas e minerais dos solos. Os principais indicadores considerados na elaboração do zoneamento agroecológico foram a vulnerabilidade das terras, o risco climático, o potencial de produção agrícola sustentável e a legislação ambiental vigente.

Os resultados demonstram que o país dispõe de 63,48 milhões de hectares de áreas aptas à expansão do cultivo de cana-de-açúcar. Desses, 18,03 milhões são considerados de alto potencial produtivo, 41,17 milhões, de médio, e 4,28 milhões, de baixo potencial para o cultivo.

As áreas aptas à expansão que eram cultivadas com pastagens, em 2002, representam hoje 36,13 milhões de hectares que serão aproveitados no zoneamento. De acordo com o decreto, essas estimativas demonstram que o país não necessita incorporar áreas novas com cobertura nativa ao processo produtivo, podendo expandir as terras de cultivo com cana-de-açúcar sem afetar diretamente aquelas usadas para a produção.

Nos siga no Google Notícias