ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Dinheiro, sucesso e prazer são ídolos passageiros, diz Papa em Aparecida

Bruno Chaves | 24/07/2013 12:41
Papa beija imagem da santa brasileira durante homilia em Aparecida (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Folhapress)
Papa beija imagem da santa brasileira durante homilia em Aparecida (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Folhapress)

Durante missa celebrada a milhares de fiéis no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nesta quarta-feira (24), em Aparecida (SP), o Papa Francisco afirmou que dinheiro, poder, sucesso e prazer são ídolos passageiros que se colocam no lugar de Deus.

O Santo Padre baseou sua homilia em três pontos chaves: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; e viver na alegria. Ele externou sua alegria pelo fato de estar diante à casa da Mãe de cada brasileiro e disse que foi “suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”.

No primeiro ponto, “conservar a esperança”, o Papa citou uma passagem da Bíblia: uma mulher – figura de Maria e da Igreja – sendo perseguida por um Dragão – o diabo – que quer lhe devorar o filho. Para o Pontífice, a cena não significa morte, mas vida, já que Deus intervém e coloca o filho a salvo.

“O 'dragão', o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros”, afirmou o Papa.

Em “deixar-se surpreender por Deus”, o segundo ponto citado, Francisco relembrou a história de Nossa Senhora Aparecida. Ele lembrou os féis que três pescadores encontraram a imagem da Santa no Rio Parnaíba depois de um dia sem conseguir pescar peixes.

“Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe?”, afirmou.

No último ponto, “viver na alegria”, Francisco recordou do discurso de Bento XVI, seu antecessor, feito em 2007, também em Aparecida. “Como dizia Bento XVI: ‘O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro’”, discursou. Ele afirmou que os cristãos não podem ser pessimistas.

“O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto”, pediu o Papa como benção para a Jornada.

Nos siga no Google Notícias