ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Direitos da criança e adolescente são debatidos na UEMS

Redação | 25/10/2010 19:13

Nesta segunda-feira foi inaugurada a extensão sul-mato-grossense do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

No simpósio de abertura, realizado em Dourados, a coordenadora local do núcleo, Vera Lúcia Guerra, citou um mapeamento inicial em que foram identificadas 45 ações somente da UEMS voltadas à promoção de direitos.

Para ela, o número não representa nem a metade de todas as iniciativas que a instituição promove para o direito das crianças e dos adolescentes dentre as 15 unidades.

A estratégia adotada pela SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) para promover as discussões e ações do Observatório Nacional pelo Brasil tem sido as parcerias com universidades estaduais.

Conforme Claudio Roberto Stacheria, coordenador geral do Observatório Nacional, as instituições estaduais de ensino foram escolhidas para a ação, por serem prontamente capazes de regionalizar as políticas publicas de promoção dos direitos infantojuvenis. Ao todo, 12 universidades representantes de todas as regiões do Brasil estão integradas ao Observatório Nacional.

O reitor da UEMS, Gilberto Arruda, confirma a identidade regionalista das universidades estaduais. De acordo com ele, mais da metade das vagas em instituições publicas de ensino superior pelo Brasil são oferecidas por universidades estaduais, em um total de 55%. Arruda reafirmou o compromisso de dar andamento às atividades do Observatório Nacional no estado.

Além de ser um espaço de promoção de políticas públicas, o objetivo do núcleo UEMS do Observatório Nacional é estimular, em Mato Grosso do Sul, o surgimento de projetos de ação que atendam à demanda local por assistência à criança e ao adolescente. Demandas que vão, por exemplo, desde a prostituição infantil em comunidades ribeirinhas, até a exploração do trabalho infantil.

Nos siga no Google Notícias