ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Diretor diz que não haverá mudança no tratado de Itaipu

Redação | 04/11/2009 15:50

Em audiência com o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), o diretor-geral da Itaipu Binacional no lado paraguaio, Carlos Mateo Balmelli, afirmou que o tratado entre Brasil e Paraguai não será alterado. Balmelli foi recebido pelo congressista no gabinete, em Brasília (DF).

"O tratado não pode ser mexido, porque é uma obra de engenharia extraordinária, um exemplo de engenharia financeira, de construção e de tecnologia. O Paraguai faz uma leitura absolutamente precisa da situação. Eles querem aproveitar o sucesso do Brasil para crescer também. Nós não podemos perder essa oportunidade. E pelas informações que o dr. Balmelli me deu, não haverá nenhuma alteração naquilo que nós aprovamos no acordo de Itaipu", afirmou o senador.

Após as negociações serem concluídas, o acordo entre os dois países precisa ser aprovado pelo Senado. Foi esse motivo que levou o diretor da Itaipu binacional a conversar com os senadores brasileiros. A Itaipu é responsável por 19 % da energia consumida no Brasil.

Delcídio afirmou que Mato Grosso do Sul pode ser diretamente beneficiado com as negociações em torno da energia gerada por Itaipu."Existe a expectativa de liberar o Paraguai para negociar a energia excedente de Itaipu. Essa energia pode chegar a Mato Grosso do Sul com preços mais competitivos, o que vai ajudar o estado e os municípios em seus projetos de desenvolvimento. Outra possibilidade é a construção de uma ponte na região de Porto Murtinho, o que aumentaria o trânsito de produtos entre os dois países , gerando mais empregos e promovendo a integração da América do Sul no setor de infraestrutura", afirmou.

Nos siga no Google Notícias