ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Disputa política suspende atendimento no Incra hoje

Redação | 21/02/2008 11:16

A indefinição sobre quem será o titular na Superintendência do Incra em Mato Grosso do Sul provocou hoje a suspensão no atendimento a trabalhadores e produtores rurais.Quando chegaram para trabalhar na manhã desta quinta-feira, os servidores foram impedidos de entrar pelo grupo de sem-terra que desde ontem está acampados em frente ao órgão.Diante do piquete, a ordem do atual superintendente, Luís Carlos Bonelli, foi liberar os funcionários.

De Brasília, onde está desde o início da semana, ele ligou e determinou a suspensão nas atividades do órgão nesta quinta-feira. A decisão foi tomada, segundo a assessoria de comunicação do Incra, para evitar confrontos entre manifestantes e servidores.No prédio, na avenida Afonso Pena, todos os dias assentados chegam em busca de atendimento, apresentam reivindicações e os produtores rurais retiram documentos como certificação de georeferenciamento, que oficializa a leitura de áreas de propriedades, feita via satélite.

Hoje tudo está paralisado e não há previsão de quanto o serviço voltará ao normal. Os sem-terra dizem que só vão liberar o local quando o governo federal garantir que assumirá o órgão alguém com credibilidade junto aos movimentos sociais.

Articulação - Bonelli está em Brasília, e a assessoria dele admitiu que um dos motivos é a cobrança por uma definição sobre a direção da Superintendência. Represetantes do MST e da Fetragri também estão na capital federal e desde ontem peregrinam por gabinetes de deputados federais do Estado para pedir apoio para preservação de Bonelli no Incra ou indicação de alguém que seja respeitado pelos movimentos.

Ontem o senador Delcídio do Amaral (PT) discutiu o assunto com o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).

Nos siga no Google Notícias