ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Divergência de laudos provoca conflito em Amambai

Redação | 02/11/2009 10:30

Divergências entre laudos emitidos pela Justiça Federal e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) provocou o conflito envolvendo trabalhadores ligados a FAF (Federação da Agricultura Familiar) e não ao movimento Sem-Terra, como foi informado ontem.

Um grupo integrado por 80 agricultores entrou na tarde de domingo na fazenda Piquenique, localizada a 57 quilômetros de Amambai. Segundo informações da Polícia Militar, os agricultores haviam rendido uma família dentro da propriedade, quando na verdade apenas impediam a entrada e saída da fazenda.

Os agricultores alegam possuir um laudo emitido pelo Incra que considera a fazenda improdutiva. O documento autorizaria ainda o uso das terras.

A propriedade, que possui cerca de 800 hectares, chegou a ser destinada à reforma agrária por ser considerada improdutiva, mas foi retomada pelo proprietário após liminar da Justiça, que suspendeu o processo de desapropriação. Retomada, a fazenda foi arrendada e mantém a atividade agropecuária.

No conflito de ontem, cerca de 180 cabeças de gado foram mantidas presas, por estarem dentro da área que seria destinada aos trabalhadores. Com a chegada da Polícia Militar no local, os animais foram liberados e os trabalhadores deixam a área.

Os agricultores disseram que vão aguardar uma posição do Incra sobre as terras e ameaçam novo protesto caso nada seja definido.

(Colaborou Vilson Nascimento, do A Gazeta News)

Nos siga no Google Notícias