ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Dívida dos municípios compromete ações para ajudar 72 mil produtores

Aliny Mary Dias e Jéssica Benitez | 17/07/2013 09:37
Desenvolvimento do setor será discutido durante todo o dia (Foto: Cleber Gellio)
Desenvolvimento do setor será discutido durante todo o dia (Foto: Cleber Gellio)

O encontro realizado nesta quarta-feira (17) entre os chefes do setor da agricultura familiar de todas as cidades de Mato Grosso do Sul tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho das 72 mil famílias do Estado. Apesar das conversas em busca de melhorias, o endividamento das cidades é identificado pela Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) como o entrave para o desenvolvimento da agricultura familiar.

A prefeita de Eldorado, Marta Araújo (PT), que representa a Assomassul, no encontro e afirma que as cidades estão “atoladas” em dívidas e não têm condições de investir no setor.

“Os municípios estão atolados de responsabilidades e dívidas. Vivemos uma crise financeira e a cada ano as atribuições aumentam. Nós podemos investir, mas precisamos de apoio federal porque as cidades não aguentam mais assumir tanta responsabilidade”, afirma a prefeita.

O encontro de hoje é organizado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (CEDRS) que possui 35 entidades. Durante a manhã, órgãos do setor apresentaram sugestões e parcerias para as prefeituras.

No período da tarde, as entidades farão atendimento privado com cada representante dos municípios e esclarecerão dúvidas.

De acordo com o superintendente da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), Ademar Silva Júnior, o desafio para melhoria do setor é a mudança da legislação.

“As leis só beneficiam as grandes empresas porque o que é exigido para elas também tem que ser cumprido pelos pequenos produtores. Precisamos discutir a legislação e capacitar as famílias”, afirma Ademar.

Para o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, foco do evento é propor a integração das instituições com as prefeituras. “Precisamos integrar porque hoje todos atuam de forma separada e a integração facilitaria a capacitação e os investimentos”, completa Engel.

Nos siga no Google Notícias