ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Dobram as ações judiciais de violência contra a mulher

Redação | 07/08/2008 17:09

O número de ações relativas à violência contra a mulher protocoladas neste ano até 31 de julho quase atingiu o total de casos de 2007 em Mato Grosso do Sul. Durante todo o ano passado foram iniciadas 4.550 ações. Só no período compreendido entre janeiro a julho deste ano, 4.449 ações foram iniciadas.

Para a coordenadora estadual de políticas públicas para a mulher, Carla Stefanini, os números divulgados pela 5ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher refletem uma maior confiança da mulheres na efetividade da lei. "Precisaremos de mais tempo para um análise mais profunda sobre esses números, mas inicialmente consideramos o aumento como resultado positivo", diz Carla.

A coordenadora considera que o resultado advém de um conjunto de fatores e medidas que têm sido implementadas para o combate à violência contra a mulher. "Hoje temos instrumentos de atendimento especializados, como as delegacias, a 5ª Vara de Justiça, as promotorias, a defensoria pública, e a isso se soma o peso das campanhas através da mídia, e mesmo de novelas que têm trazido o problema a tona. Isso tudo está fazendo com que as pessoas se apropriem da lei".

A média mensal em 2007 atingiu em torno de 380 casos denunciados à Justiça. A média entre janeiro e julho de 2008 atingiu quase 636 denúncias por mês. Do total de ações existe reincidência em 10% dos casos. Nos dois anos de implantação da lei foram iniciadas 9.350 ações no estado, 3.846 ainda estão em aberto e 4.864 já foram julgadas.

Nos siga no Google Notícias