ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Documentarista registra belezas de Bonito e Pantanal em expedição ecológica

Flávia Lima | 02/01/2015 17:30
Equipe vai percorrer a região em duas Toyotas durante 20 dias. (Foto:Divulgação)
Equipe vai percorrer a região em duas Toyotas durante 20 dias. (Foto:Divulgação)

As belezas naturais do Pantanal Sul e Bonito serão registradas, a partir de segunda-feira (5) pelo documentarista Fernando Lara. Empenhado em registrar as belezas selvagens do país, o expedicionário irá percorrer mais de cinco mil quilômetros entre Minas e Mato Grosso do Sul, até o dia 25 de janeiro.

Serão 20 dias de estrada a bordo de duas Toyotas Bandeirantes, a Onça Preta e o Lobo Guará. Acompanham o documentarista nesta aventura, uma equipe formada por biólogos, fotógrafos e assistentes de diversos estados brasileiros. Durante o trajeto, a equipe irá acampar, fazer a própria comida em campo, tomar banho de rio a aprender técnicas relacionadas ao planejamento e execução de uma expedição de verdade.

Todo o percurso será registrado em foto e vídeo pela equipe em campo. A proposta é divulgar todas as etapas da expedição em tempo real pelas redes sociais e produzir um vídeo documentário que será exibido pela internet e também no programa apresentado pelo documentarista na TV Cultural Vale do Aço.

“Nesse ambiente, a natureza e os desafios da própria expedição colocarão a prova os integrantes dessa jornada, físico e psicologicamente”, afirma Fernando Lara. O objetivo é registrar a fauna, flora, aspectos antropológicos e geográficos das regiões visitadas.

Um dos pontos de destaque da expedição será a RPPN Cara da Onça, em Bodoquena, grande parceira de Fernando Lara na realização desse projeto. O local será base do grupo durante cinco dias em que a equipe estiver registrando a região. A unidade de conservação está localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que também está apoiando o projeto por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Logo em seguida, a equipe segue em direção ao Pantanal Sul.

Carreira

Essa não é a primeira vez que Fernando Lara registra o Pantanal Sul, Bonito e Bodoquena. Em 2011, o documentarista percorreu sozinho, mais de 20 mil quilômetros de motocicleta registrando mais de 30 unidades de conservação do Brasil, em 20 estados, durante oito meses de trabalho. Entre os locais de destaque, estão o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e Bonito.

Os grandes desafios fazem parte da carreira do documentarista. Em quase 15 anos de carreira, o expedicionário já registrou unidades de conservação em todos os estados brasileiros e diversos países da América do Sul e África (Ruanda, Uganda, Quênia e Tanzânia).

Fonte: Portal prefeitura de Corumbá

Nos siga no Google Notícias