ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

DOF aumenta em 1,6 mil por cento quantidade de cocaína apreendida

Marta Ferreira | 09/09/2011 16:09
Número de apreensões de drogas pelo DOF aumentou este ano.
Número de apreensões de drogas pelo DOF aumentou este ano.

De janeiro a agosto deste ano, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) registrou aumento de 1623% na quantidade de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul. A estatística divulgada pelo departamento informa, no mesmo período do ano passado, haviam sido apreendidos só 61 quilos, e este ano, até agosto, o volume passou de uma tonelada.

Esse salto se justifica por uma grande apreensão, no mês de abril, quando foram apreendidos 918 quilos da droga.

Apesar de o Paraguai não figurar como produtor de cocaína, e sim de maconha, foi daquele país que veio a maior parte da cocaína apreendida, segundo o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos. Segundo ele, o que os policiais encontram saindo da Bolívia são pequenos quilos da droga transportados geralmente em ônibus intermunicipal, veículos de passeio e ainda grudados no corpo ou ingeridos.

O crack, droga considerada epidemia no País, também teve aumento de apreensões, de 154%. Foram tiradas de circulação pelo DOF, este ano, 2.427 pedras da droga contra 952 nos mesmos meses do ano passado. Em relação à pasta-base, foram recolhidos 106 quilos de janeiro a agosto de 2011 e 80 quilos no mesmo período do ano passado, um aumento de 32%.

Para a maconha, droga que costuma ter as maiores apreensões, a quantidade foi quase a mesma que no ano passado, 8,5 toneladas, contra 8,3 toneladas de 2010.

O DOF também registrou aumento nas apreensões de haxixe, de 391%. Neste ano, foram 43.413 bolas da droga, enquanto que no ano passado foram recolhidos 9.449 bolas. Só no mês de agosto deste ano os policiais apreenderam 27.299 bolas de haxixe. “As drogas têm como destino as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia”, informou coronel Joel.

Prisões-De janeiro a agosto deste ano, as açõe do DOF prenderam 156 pessoas por tráfico de drogas; 27 tiveram mandados de prisão cumpridos e outras 121 foram detidas e conduzidas às delegacias por outros tipos de delitos, perfazendo um total de 304 pessoas presas. As operações do DOF também tiveram aumento de 144% se comparado com os mesmos meses do ano passado.

Com relação a produtos apreendidos, o destaque é para a apreensão de 404.656 pacotes de cigarros. Segundo coronel Joel em todo ano passado os policiais recolheram 433 mil pacotes de cigarros. A maior apreensão em 2011 foi no município de Eldorado, no mês de julho, num total de 320 mil pacotes de cigarros.

O DOF recolheu ainda mais de 90 mil unidades de DVD´s; 63.762 unidades de CD´s piratas e 353 unidades de pneus. Também foram apreendidas 28 unidades de armas de fogo com diversos tipos de munição e recuperados 31 veículos. Produtos de informática apreendidos somam mais de US$ 107 mil e de eletro-eletrônicos ultrapassam US$ 535 mil.

Conforme o comandante do DOF, o número de apreensões deste ano reflete o trabalho rotineiro das equipes de policiais em toda a faixa de fronteira. “Realizamos as operações baseado no policiamento rotineiro, mas também com o apoio do nosso serviço de inteligência”, explicou.

Com o sistema de policiamento itinerante os traficantes não sabem onde podem encontrar uma equipe do DOF, afirma. O reforço do efetivo feito este ano também aumentou o número de equipes no trecho, segundo o departamento

Nos siga no Google Notícias