ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dois Irmãos deve receber presos do Complexo Penal

Redação | 10/05/2010 11:48

Sob pressão da justiça, que ordenou a transferência de 663 presos do Complexo Penal de Campo Grande devido à superlotação, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) pretende levar parte dos internos para Dois Irmão dos Buriti, a 105 km da Capital.

O presídio foi projetado para o regime fechado, mas atualmente abriga presos do semiaberto de Campo Grande. Com a ativação do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, inaugurado nesta segunda-feira, os 70 presos do semiaberto vão retornar à Capital. O presídio de Dois Irmãos tem capacidade para 240 pessoas.

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo de Souza, determinou a transferência de 150 presos do presídio de Segurança Máxima, 62 internos do Centro de Triagem e 451 do Presídio de Trânsito.

A Agepen recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que manteve a decisão original. Apesar dos recursos negados, a Sejusp (Secretaria de Segurança Pública) havia condicionado a transferência dos presos à conclusão das obras do Centro Penal.

Com investimento de R$ 7,5 milhões, o Centro Penal já começa a funcionar com 700 das mil vagas ocupadas. De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza de Oliveira Filho, nesta semana os presos de Dois Irmãos do Buriti serão trazidos para a Colônia Penal.

Em seguida, os internos serão levados de forma gradativa para o Centro Penal. "Primeiro os que trabalham, estudam, os idosos e réus primários".

Segundo o diretor da Agepen, o fato de o Centro Penal já ter 70% das vagas ocupadas não chega a causar preocupação, pois dos 3.700 presos do regime fechado, poucos terão direito imediato à progressão de pena. "Revisamos todos os processos para ver a quantidade de progressões. Não vai chegar à superlotação", pondera.

Já o destino da Colônia Penal ainda não foi definido. A área pertence à prefeitura e umas das possibilidades é a devolução ao município.

Nos siga no Google Notícias