ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Dois meses após acidente aéreo, polícia ainda não ouviu testemunha

Antonio Marques | 26/04/2016 15:43
Jane Resina e o marido, Paulo César, foram as vítimas do acidente ocorrido no interior do Paraná há dois meses (Foto: Reprodução/Facebook)
Jane Resina e o marido, Paulo César, foram as vítimas do acidente ocorrido no interior do Paraná há dois meses (Foto: Reprodução/Facebook)

Dois meses após acidente aéreo que matou a advogada Jane Resina Fernandes de Oliveira e seu marido, o engenheiro Paulo César de Oliveira, no interior do Paraná, o ínquérito na Polícia Civil que apura a possível causa da queda do avião ainda não foi concluído. Depende apenas da oitiva com o técnico responsável pela manutenção da aeronave.

No fim do mês passado, a Polícia Civil de Jaguapitã, município paranaense onde aconteceu o acidente, encaminhou à 7ª Delegacia de Polícia de Campo Grande uma carta precatória para que a Polícia Civil pudesse colher o depoimento de um técnico, que não teve a identidade revelada, que seria o responsável pela manutenção da aeronave Pelican 500 BR, que caiu no último dia 26 de fevereiro.

Na época, o titular da 7ª DP na Capital, delegado Geraldo Marim Barbosa, informou que recebeu a precatória e enviou à Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual e Especialziada em Capturas), seguindo o regimento interno da corporação.

Conforme o titular da Polinter, delegado Luís Tomaz de Paula Ribeiro, no dia de hoje a carta precatória foi despachada para o escrivão fazer a intimação da testemunha, que deve ser ouvida nos próximos dias. “No máximo em dez dias o depoimento deve estar com a polícia paranaense”, garantiu ele.

O delegado Maurício de Oliveira Camargo, que investiga o caso no Paraná, já havia informado que aguardaria somente este depoimento para encerrar o inquérito. Hoje, ele disse que não havia qualquer novidade sobre a investigação, considerando o não recebimento da oitiva.

Como não houve retorno, o delegado pediu à Promotoria local a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito até que receba as informações do responsável pela manutenção da aeronave. "Mesmo que atrase um pouco a entrega do inquérito policial, vamos aguardar chegar a oitiva dele", explicou Maurício Camargo.

Causas – Segundo a investigação, condições meteorológicas desfavoráveis podem ter sido a causa da queda do avião. Baseado na perícia feita no local do acidente, em informações sobre o plano de vôo e áudios do piloto, fornecidos pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil), e depoimentos de testemunhas, o delegado Maurício afirmou que a presença de nuvens carregadas podem ter contribuído para a queda do avião. Uma parte da aeronave, inclusive, teria se soltado quando o avião atravessou uma dessas nuvens.

Acidente – Jane Resina Fernandes de Oliveira e Paulo César de Oliveira decolaram do aeroporto Teruel, em Campo Grande, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), tendo como destino a cidade paranaense de Londrina, onde participariam de uma festa de aniversário.

Por volta das 9h40, horário de Mato Grosso do Sul, Paulo César teria entrado em contato com a empresa de aviação agrícola Gaivota, localizada próximo ao local do acidente. Fernando Morandi, que estava na escuta do rádio, informou que o piloto chamou a torre e solicitou informações sobre o clima em Jaguapitã, recebendo como resposta que as condições eram boas, o céu estava com poucas nuvens, mas algumas carregadas.

Cerca de uma hora depois, o avião teria caído na divisa entre as Fazendas Maristela e Céu Azul, em Jaguapitã, região metropolitana de Londrina.

Segundo testemunhas, o avião deu um looping no ar, entrou em parafuso e caiu de bico. Antes disso, quando o avião atravessava uma nuvem carregada, foi possível ouvir um barulho semelhante a uma explosão.

Conforme o inquérito policial, a queda do avião pode ter sido provocada pelo mau tempo (Foto: Divulgação PM)
Conforme o inquérito policial, a queda do avião pode ter sido provocada pelo mau tempo (Foto: Divulgação PM)
Nos siga no Google Notícias