ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Domingo de Carnaval será marcado pelo primeiro eclipse solar do ano

Graziella Almeida | 25/02/2017 14:10
Sol protagoniza eclipse amanhã. (Reprodução/web)
Sol protagoniza eclipse amanhã. (Reprodução/web)

Para embelezar os dias de Carnaval, o domingo começará com um dos mais belos fenômenos celeste: um eclipse solar. O evento ocorrerá na manhã de domingo entre às 9h40 e 13h40 no horário de Brasília.

O primeiro eclipse solar do ano será visível em quase todo território nacional, somente a região Norte do país não poderá assisti-lo. O Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste verão a Lua se projetar parcialmente sobre o disco solar. E para quem está mais ao Sul do país a visibilidade será maior.

De acordo com o portal G1, o fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor).

O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua se posiciona entre a Terra e o sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta. A orientação é de que as pessoas não olhem diretamente para o sol, pois há o risco de comprometer a visão. 

Em Campo Grande, a observação pode ser feita na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a partir das 8h30, na Casa da Ciência, em frente ao teatro Glauce Rocha. Durante o evento, o público receberá orientações e serão distribuídas máscaras de solda.

 

Nos siga no Google Notícias