ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Dos 17,6 milhões de armas leves, 57% são ilegais

Redação | 19/10/2010 07:49

O Brasil tem 17,6 milhões de armas leves, 57% dessas ilegais, aponta o relatório elaborado conjuntamente pelo Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais em Genebra (IUHEI, na sigla em francês), a ONG Viva Rio e o Iser (Instituto de Estudos da Religião). Em estados mais rurais, como Mato Grosso do Sul, as armas mais comuns são revólveres e fuzis.

Atualmente, a produção de armas leves no Brasil representa US$ 100 milhões. As exportações de armas leves, munições e acessórios triplicaram entre 1982 e 2007,o que gerou US$ 199 milhões.

Os dados são de 2008, segundo matéria publicada pela Folha On Line, com base em informações da Viva Rio. Foram consideradas armas leves aquelas que podem ser usadas e transportadas e por uma ou duas pessoas, entre elas, as de cano longo.

O estudo faz uma ampla análise da presença de armas leves no Brasil, a origem, presença e uso, e as diferenças existentes entre os Estados. Em 72% dos casos, as armas leves pertencem a companhias privadas e a indivíduos particulares, embora tenham sido encontradas diferenças geográficas.

Nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília predominam a presença de pistolas.

"As realidades locais e regionais devem ser considerados antes de propor políticas adequadas de controle", especifica o texto.

Com relação à produção, o relatório lembra que o Brasil é o segundo maior produtor de armas do Ocidente e constata que "as armas de fogo usadas pelo crime organizado brasileiro são, sobretudo, de produção nacional".

"De fato, a produção de armas leves no Brasil cresceu de forma exponencial na mesma década em que se detectou aumento da violência", aponta o relatório.

Nos siga no Google Notícias